Depois de um longo hiato sem conseguir concluir as obras dos terminais de ônibus, o governo do Estado parece demonstrar reação e vencer a burocracia. Neste sábado (23/4), inaugura o segundo terminal num intervalo de duas semanas: o Terminal Integrado de Santa Luzia, em obras desde 2012.
Assim como o TI Prazeres, a unidade é pequena e começará a funcionar apenas com parte da operação prevista - o que o Grande Recife Consórcio de Transportes, gestor do sistema, chama de primeira etapa.
Inicialmente, serão apenas três linhas em operação, todas já existentes e nenhuma delas integradas, apenas alimentadoras (ou seja, que levam o passageiro do bairro até o terminal):
102 – Ibura/TI Santa Luzia; 106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia; e 204 – Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia.
O suporte da operação da unidade será a Linha Centro do metrô do Recife. O TI Santa Luiza será o 21º TI do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife. O novo equipamento está localizado no entroncamento entre as Avenidas Recife e José Rufino, no bairro da Estância.
Nesta primeira fase, irá operar com nove veículos realizando 127 viagens por dia, atendendo cerca de 4.500 passageiros diariamente. As linhas irão operar nos dias úteis, sábados e domingos, exceto a 204 que não circula nos fins de semana. LEIA
MAIS
Terminais integrados mais perto de entrar em operação
Novos terminais integrados de Abreu e Lima e Joana Bezerra estão prontos e sem uso
Terminais do Corredor Leste-Oeste agonizam à espera de conclusão
O terminal será ponto de retorno das linhas alimentadoras e funcionará a partir das 4h50. A segunda etapa deve contar com a implantação de mais cinco linhas que estão sendo analisadas juntamente com as comunidades beneficiadas com o equipamento.
O novo TI custou R$ 4,3 milhões e tem uma área de 5.643 metros quadrados. O terminal possui oito plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes.
O sistema viário externo do terminal ganhou um binário formado pelas Ruas José Gomes de Moura e Rocha Pombo, respectivamente, entrada e saída dos ônibus. A tarifa cobrada será a do Anel A (R$ 2,80). A previsão é de que, no futuro, atenda a 17 mil passageiros por dia.