Movimento pede conclusão do sistema BRT na Região Metropolitana do Recife

Publicado em 04/07/2016 às 15:15
TI da IV Perimetral está sofrendo com ação de vândalos. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
FOTO: TI da IV Perimetral está sofrendo com ação de vândalos. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
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  TI da III Perimetral estava quase concluído quando as obras pararam, um ano atrás TI da 3ª Perimetral estava quase concluído quando as obras pararam, um ano e meio atrás. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem   Cidadãos incomodados com a não conclusão do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) na Região Metropolitana do Recife se uniram, ganharam as redes sociais e agora vão às ruas em protesto. Nesta terça-feira (5/7), a partir das 9h, irão demonstrar essa indignação abraçando as obras quase concluídas e paralisadas há um ano e meio do Terminal Integrado da 3ª Perimetral, no cruzamento da Avenida Caxangá com a Avenida General San Martin, no Cordeiro (ao lado do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O movimento é pacífico e não pretende interditar trânsito ou promover baderna – avisam os organizadores – mas tem força. Vai reunir representantes de pelo menos 38 associações de comunidades afetadas direta e indiretamente pelo atraso das obras e está embasado num abaixo assinado que já reuniu três mil assinaturas e chegará às mãos do governador Paulo Câmara.     BRT 100bbbbb       O movimento é coordenado pelo Coletivo Recife, comunidade criada nas redes sociais para defender diversos aspectos da ocupação da cidade e que adotou a conclusão do BRT como bandeira. “Queremos BRTer 100% pronto” é o slogan do grupo. “O sistema BRT está praticamente pronto. Faltam menos de 30% das obras. O TI da 3ª Perimetral é o maior exemplo. Está quase concluído, falta apenas terminar a cobertura de um dos lados. As telhas, inclusive, ainda estão no local. É muito pouco para ser feito. Enquanto isso, a estrutura se degrada sem uso. O governo de Pernambuco precisa concluir essa obra, que pode beneficiar mais de 335 mil usuários de ônibus e, hoje, com 70% pronta, só beneficia 86 mil”, argumenta Hilton Azevedo, criador do Coletivo Recife.   Elevado do Bom Pastor virou um monstrengo no meio da Avenida Caxangá Elevado do Bom Pastor virou um monstrengo no meio da Avenida Caxangá   O grupo tem pressa e quer que o governo do Estado se comprometa com um cronograma de conclusão. O alvo principal do movimento é o Corredor Leste-Oeste (ligando o Centro do Recife ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana), mais atrasado do que o Corredor Norte-Sul, entre o Centro da capital e a cidade de Igarassu, também no Grande Recife. “No Leste-Oeste faltam o TI da 4ª Perimetral (cruzamento da Avenida Caxangá com a BR-101), a estação do elevado na altura do Engenho do Meio, as estações Benfica e a localizada em frente à UPA da Caxangá, as três de Camaragibe e as da Avenida Conde da Boa Vista”, lembra Jailson Silva, integrante do grupo. LEIA MAIS O povo gosta do BRT pernambucano, mesmo incompleto e com sinais de degradação A degradação do sistema BRT recifense acontece a olhos vistos. Que dor! Mais cuidado com o BRT, por favor   Na avaliação do movimento, o governo precisa encontrar uma solução rápida e contar com a ajuda dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MPPE) para isso. “Se formos esperar o prazo das licitações será muito, muito tempo. É necessário encontrar uma saída legal para essa situação porque é o dinheiro público sendo desperdiçado. Agora, com o ministro das Cidades sendo um pernambucano (o deputado Bruno Araújo), não é possível que não encontremos uma solução. A Mobibrasil tentou assumir a conclusão do corredor, mas o governo foi orientado a não aceitar por aspectos legais. Enquanto isso, as pessoas deixam de usar o BRT”, destaca Hilton Azevedo.   Estação Benfica é uma das que ainda não foram concluídas. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem Estação Benfica é uma das que ainda não foram concluídas   A Secretaria das Cidades tem prometido para este mês a conclusão da análise do chamado remanescente do BRT ou seja, o que falta ser concluído e quanto custará terminar as obras. A partir dessa conclusão é que será aberta uma licitação para a finalização dos trabalhos.

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