O objetivo do desafio é tentar medir o modal que é melhor não só para as pessoas que estão utilizando, como para a cidade como um todo. Alguns modais poluem muito. O Uber, o táxi e o carro poluem quase a mesma coisa porque é um modo de transporte individual. É quase o dobro da moto e nove vezes mais do que o ônibus." Daniel Valença, da AmecicloCarlos Augusto utilizou o aplicativo Waze para indicar o melhor caminho com menos trânsito e foi levado a rotas alternativas. “Um problema é sincronização dos semáforos. A gente só vai melhorar o trânsito se investir no transporte público de qualidade, tem que botar faixa exclusiva e melhorar o ônibus para tornar atrativo para quem anda de carro”, relatou. “A política prioritária tem que ser a ciclovia. Em torno de 30% da população da cidade, seja por ausência de recursos ou pela saúde, tem se deslocado a pé ou de bicicleta. O conceito é trabalhar as prioridades das ciclovias, das faixas azuis e táxis terem prioridade, e resolver a questão Uber e táxi”, disse João Paulo. Fotos: Divulgação/DIM Priscila Krause teve dificuldades com o Uber. Ela chamou um veículo no aplicativo, mas o motorista, ao ver a reunião de pessoas no Marco Zero, desistiu da corrida. Então, chamou outro veículo. Enquanto João Paulo gastou R$ 31 no trajeto de táxi, Priscila desembolsou R$ 46,34 com a chamada tarifa dinâmica. “O primeiro Uber pensou que fosse algo de apreensão de veículo e passou direto. O que a gente tem que fazer é priorizar o ônibus, ampliação da faixa azul, as calçadas, transformar em corredor de pedestre, e as ciclovias, colocando a bicicleta como um modal definitivamente no sistema viário”, disse. A candidata também defendeu a regulamentação do Uber. LEIA TAMBÉM Desafio Intermodal provoca candidatos a prefeito a encarar a imobilidade do Recife Em tempos de culto ao automóvel, bicicleta mostra ser o transporte mais rápido no trânsito Um desafio pela mobilidade Daniel Coelho listou problemas enfrentados pelos pedestres. “As calçadas estão em péssimo estado em vários trechos, tivemos que andar no meio da rua, além da falta de faixas de pedestres, em alguns momentos atravessar foi uma dificuldade”, relatou. Ele afirmou que, se for eleito, irá rever a lei de conservação das calçadas, que indica que a responsabilidade de manutenção é do proprietário do imóvel, promovendo uma padronização. O candidato a vice de Simone Fontana, José Mariano (PSTU), afirmou que o valor da passagem é alto (R$ 2,80) e falou da falta de faixas exclusivas para ônibus. “A Avenida Rosa e Silva estava praticamente travada. É uma situação difícil o trabalhador largar o trabalho e ter que passar por esse sacrifício”, declarou. Em 2015, ciclista venceu, considerando os cálculos do desafio. Foto: Guga Matos/JC Imagem PEDESTRE LEVA A MELHOR NO DIM 2016 De todos os 13 modais utilizados no desafio deste ano, o que teve o melhor desempenho foi o pedestre que fez o trajeto correndo, embora tenha levado 47 minutos para chegar ao destino. O cálculo do desempenho considera, além do tempo empregado no trajeto, o custo, as emissões de carbono e o gasto de energia efetuado ao longo de todo caminho. A tarifa variável paga por Priscila Krause em horário de pico fez com que o Uber tivesse o pior desempenho. “O objetivo do desafio é tentar medir o modal que é melhor não só para as pessoas que estão utilizando, como para a cidade como um todo”, explicou Daniel Valença, da Associação Metropolitana de Ciclistas (Ameciclo), uma das entidades que organiza o desafio. “Alguns modais poluem muito. O Uber, o táxi e o carro poluem quase a mesma coisa porque é um modo de transporte individual. É quase o dobro da moto e nove vezes mais do que o ônibus.” O transporte mais rápido foi a motocicleta, que levou apenas 20 minutos entre o Marco Zero e a Praça de Casa Forte. Os participantes que usaram patins e skate levaram pouco mais de meia-hora. A bicicleta elétrica fez o percurso em 51 minutos. Já a Bike PE fez 32 minutos.
Mobilidade
Por Roberta SoaresNotícias e análises sobre transporte público, transporte individual, micromobilidade e soluções para a mobilidade urbana