Avenida Conde da Boa Vista e a demagogia dos candidatos

Publicado em 01/10/2016 às 18:00 | Atualizado em 03/10/2016 às 16:15
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A acomodação dos BRTs é o principal objetivo da pesquisa de detsino e origem feita em linhas da Conde da Boa Vista A acomodação dos BRTs é um dos principais problemas atuais da Avenida Conde da Boa Vista. Fotos: JC Imagem   Vamos direto ao assunto: é pura demagogia o que os candidatos a prefeito têm feito com a Avenida Conde da Boa Vista nas últimas semanas na disputa pelas eleições. Estão sendo demagogos ao pé da letra. Fazem promessas de mudar o corredor, transformando-o completamente. Ora num boulevard, onde os pedestres estarão em primeiro plano, ora num excelente corredor de transporte com todo tipo de acessibilidade e harmonia entre as centenas de linhas de ônibus que passam pela via. Mas o fazem sem qualquer embasamento técnico. Apenas achismos ou pesquisas inconclusivas. Ou seja, prometem, prometem e prometem, sem apresentar uma solução real para a avenida. A tentativa de transformação da Conde da Boa Vista num organizado corredor de transporte por ônibus – desorganizado ela sempre foi –, ainda em 2008, pelo PT, teve inúmeros erros, evidenciados com o tempo de operação. Além de estações estreitas, o sistema estreou sem racionalização e durante meses linhas tiveram que ser cortadas pela então EMTU. Era ela quem representava o chamado Corredor Leste-Oeste. Custou R$ 14,7 milhões para ser adaptada.   Denver, na ........ Avenida comercial em Denver, no Colorado (EUA), é um exemplo de solução defendida por urbanistas. Mas para isso seria necessário transferir para vias paralelas a pesada operação de ônibus que a avenida recebe todos os dias   Mas o grande problema do corredor foi e é a manutenção. A Avenida Conde da Boa Vista foi abandonada pelas gestões públicas. Essa é a verdade. Quem anda por ela dia após dia entenderá. Não é apenas o comércio informal sobre as calçadas e travessias, e a sujeira visual e física que essa informalidade produz. É o abandono de gestão mesmo. A falta de cuidado, o desprezo pela via. É ver os abrigos de ônibus ficarem pretos de tantos resíduos acumulado dos ônibus e não fazer nada. É ignorar as pichações e a quebra dos letreiros onde deveriam constar a relação das linhas que passam nas paradas seletivas.
Os gestores pernambucanos precisam aprender a cultura da manutenção. Não é só construir e abandonar, de qualquer jeito. E é isso que fazemos aqui. A Conde da Boa Vista é um exemplo”, Nair Beder, passageira e técnica em edificações  
E, para isso, não é necessário projeto e milhões em caixa. É cuidado. Sem manutenção, a via ficou feia e os defeitos se destacaram. O feio, o sujo e o degradado não agregam. Não provocam pertencimento. Ao contrário, afastam e fazem o cidadão desprezar. E uma cidade para ser de todos precisa de pertencimento.  
Jogando a toalha: governo decidiu tapumar estações provisórias que tinham virado reduto de vândalos
Conde_Borba - Jogando a toalha: governo decidiu tapumar estações provisórias que tinham virado reduto de vândalos
Estações viraram um lixão antes de serem isoladas
Conde_Borba3 - Estações viraram um lixão antes de serem isoladas
Degradação tomou conta da Avenida Conde da Boa Vista Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
Conde_Borba1 - Degradação tomou conta da Avenida Conde da Boa Vista Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
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  E, nesse caso, todos tem culpa, independente de partido. O PT, porque criou (com erros) e não manteve nos quatro anos seguintes, quando a gestão continuou sob a batuta do partido. E o PSB, porque, sob sua gestão (desde o fim de 2012 a responsabilidade por cuidar do corredor é do Estado), uma única “relevante” manutenção foi feita na avenida e, mesmo assim, ao custo de R$ 17 mil. De resto, apenas varrição. A prefeitura promoveu outras ações na via, mas de controle urbano e, não, na estrutura física do corredor.     JC-CID0324_CON01_CONDEDABOAVISTA1_WEB111111   SEM DADOS Muito se tem prometido no período eleitoral, mas pouco se tem apresentado com embasamento sólido. Até 2012, a Conde da Boa Vista sequer fazia parte do Corredor Leste-Oeste projetado pelo então governador Eduardo Campos. Quando a imprensa questionava o que seria feito a partir do Derby, os gestores desconversavam, afirmando que esse ajuste seria visto no futuro. Somente em 2013, com o PSB assumindo a prefeitura, é que o problema começou a ser pensado. Enquanto isso, o corredor se degradava. Decidiram, naquela época, que iriam “improvisar” seis estações de BRT na via. Começaram a construi-las, mas as obras pararam e os monstrengos viraram moradia e banheiro de mendigos e reduto de viciados. LEIA MAIS A Avenida Conde da Boa Vista (ainda) é uma vergonha Esperança para a Avenida Conde da Boa Vista Ainda sobre a Avenida Conde da Boa Vista… O desabafo de um urbanista SOLUÇÃO DIFÍCIL Uma solução perfeita para a Avenida Conde da Boa Vista é tarefa difícil e ingrata. A via é uma espécie de pulmão viário do transporte por ônibus metropolitano. É destino preferido de muitos que se dirigem ao Centro. Recebe 4 mil viagens diárias de coletivos, 257 mil passageiros e 14% de todas as linhas de ônibus do sistema metropolitano. Como acomodar isso tudo e harmonizar com a necessidade de uma via para pedestres, estilo boulevard?     Denver.....,... O modelo de Denver mais uma vez, agora em outro trecho da avenida comercial. Prioridade ao pedestre é a premissa   A única pesquisa que está sendo feita sobre o corredor – realizada pela Secretaria das Cidades – indica que será um desafio enorme retirar o transporte coletivo da via ou reduzi-lo em grande escala. Para onde transferi-lo? Uma solução seria relocar para as vias paralelas, como as Ruas Manoel de Brito e Visconde de Suassuna, mas e os recursos para as adequações necessárias que iriam viabilizá-las como corredor viário de transporte? De onde seriam retirados, se a prefeitura e o Estado não conseguem sequer fazer a manutenção da avenida? Em reportagem do Blog De Olho no Trânsito, em julho passado, Nair Beder, técnica em edificações, resumiu bem o sentimento da população: “Os gestores pernambucanos precisam aprender a cultura da manutenção. Não é só construir e abandonar, de qualquer jeito. E é isso que fazemos aqui. A Conde da Boa Vista é um exemplo”, ensinou como moradora do bairro da Boa Vista e usuária do corredor. É isto. Aprendam!   JC-CID1002_OLH05_ANTES_WEB  

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