Projeto prevê a transformação da avenida num boulevard, o primeiro da cidade
Na próxima terça-feira (11/10), as obras para transformar a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, em um boulevard, totalmente voltado para o pedestre, vão ter início. Finalmente! A ordem de serviço será assinada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, que assumiu o projeto depois que a Prefeitura do Recife não conseguiu avançar. O início das obras deveria ter sido em julho e a última data prometida para conclusão do projeto era abril de 2017. Por isso, a conclusão deverá ter atrasos.
A pedestrianização da Avenida Rio Branco é prometida desde 2014 e até hoje o máximo que se conseguiu fazer na via foi fechá-la ao tráfego de veículos - o que funciona melhor na teoria do que na prática. A execução do Passeio Rio Branco, que prevê a transformação da via em uma alameda para pedestres e modais não motorizados, pretende criar um ambiente de convivência que remeta à época do início da atividade portuária no Recife.
Avenida, atualmente, é voltada para o pedestre apenas parcialmente
O valor do projeto é de R$ 5,2 milhões e será realizado com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur). A avenida manterá seus 8,8 metros de largura, mas o piso será elevado até a altura do piso da Praça do Marco Zero e seguirá o mesmo padrão, em granito. Haverá cinco quiosques comerciais, árvores e bancos, compondo um espaço de convivência. As calçadas vão manter as pedras mineiras atuais e a fiação será embutida. Os veículos ficarão limitados a cruzar a via na altura da Avenida Alfredo Lisboa, da Rua do Apolo e da Rua do Bom Jesus, como é hoje.
LEIA TAMBÉM
Zona 30 do Recife parece de mentirinha
Avenida Conde da Boa Vista e a demagogia dos candidatos
Inicialmente, eram previstos oito quiosques (mesmo número de comerciantes da via), mas o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Iphan) reduziu-os para cinco. A Avenida Rio Branco é uma das mais importantes do bairro e foi fechada ao trânsito em 5 de março de 2014. Na época, o prefeito Geraldo Julio anunciou a obra para o final daquele ano, como “presente de Natal”, mas o projeto não vingou, segundo o município por falta de recursos. O que se fez foi apenas pintar o asfalto e fechar o acesso pelo Cais do Apolo com vasos de plantas. A assinatura da ordem de serviço será realizada no Centro de Artesanato de Pernambuco, às 10h30.
A prioridade ao pedestre, atualmente, funciona mais na teoria do que na prática