Infelizmente, muitas pessoas só respeitam a legislação quando o agente está presente ou quando há o risco de ser multado. E não conseguimos estar em todos os lugares. Por isso decidimos adotar as câmeras. Queremos evitar acidentes e melhorar a circulação, sem dúvida, mas nosso alvo principal é o pedestre. Queremos protegê-lo. Quando um carro para ou estaciona sobre a calçada, por exemplo, ele força o pedestre a ir para a rua, a se expor, à insegurança”, Taciana Ferreira, presidente da CTTUMas vale lembrar que a notificação pelas câmeras precede uma sinalização vertical ostensiva de que naquele trecho há “fiscalização de trânsito por videomonitoramento”. São placas instaladas a aproximadamente 200 metros das câmeras que estarão notificando. Ou seja, não tem como o motorista não ver. A não ser que esteja dirigindo sem a atenção devida. Também não são todas as infrações que podem ser notificadas a partir dos flagrantes feitos pelos equipamentos. Estacionamento em local proibido ou sobre a calçada, formação de fila dupla, conversão proibida e condução de motocicleta sem capacete são as mais comuns. As infrações que precisam de equipamentos aferidos pelo Inmetro ou da abordagem de agentes, por exemplo, não podem ser registradas pelas câmeras de videomonitoramento. O excesso de velocidade é uma delas. “Temos evoluído quando falamos em fiscalização de trânsito. Começamos investindo na ampliação dos equipamentos até chegarmos aos orientadores. Mas infelizmente muitas pessoas só respeitam a legislação quando o agente está presente ou quando há o risco de ser multado. E não conseguimos estar em todos os lugares. Por isso decidimos adotar as câmeras. Queremos evitar acidentes e melhorar a circulação, sem dúvida, mas nosso alvo principal é o pedestre. Queremos protegê-lo. Quando um carro para ou estaciona sobre a calçada, por exemplo, ele força o pedestre a ir para a rua, a se expor, à insegurança”, argumenta a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. O LAÇO AMARELO A marca que simboliza o Maio Amarelo é o laço na cor amarela, escolhido propositalmente a partir de outras campanhas de conscientização já idealizadas e bem-sucedidas, como o combate ao câncer de mama, de próstata e, a mais consolidada nacional e internacionalmente de todas, a de conscientização contra o vírus HIV. A ideia dos idealizadores do Maio Amarelo – no Brasil liderados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) – é colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, forçando os cidadãos a adotarem comportamento mais seguros e responsáveis para preservar vidas. ADESÃO O Blog De Olho no Trânsito e a Coluna De Olho no Trânsito, publicada aos domingos na versão impressa do JC, se vestem de amarelo durante o mês de maio para apoiar o movimento. No caso do blog, é o terceiro ano de adesão. VEJA DADOS SOBRE A MATANÇA AO VOLANTE NO BRASIL: goo.gl/OGLh8B
Mobilidade
Por Roberta SoaresNotícias e análises sobre transporte público, transporte individual, micromobilidade e soluções para a mobilidade urbana