Aplicativo CittaMobi volta a recarregar o cartão VEM

Publicado em 03/05/2017 às 8:00 | Atualizado em 13/07/2018 às 12:12
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Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem   A pressão da sociedade e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começou a surtir efeito e a rede de vendas dos créditos do cartão VEM, o bilhete eletrônico do transporte público da Região Metropolitana do Recife, está sendo ampliada pelo setor empresarial. O aplicativo CittaMobi, que informa em tempo real o horário dos ônibus, voltou a dispor da função de recarga online dos créditos. A opção funcionou no aplicativo em 2015, mas devido a problemas tecnológicos saiu do ar. Desde a última quinta-feira (27/4), entretanto, foi novamente disponibilizada e, agora, com um diferencial: na nova versão, a compra pode ser feita também com cartão de débito, além do crédito.   LEIA MAIS Governador Paulo Câmara suspende retirada dos cobradores de ônibus MPPE está de olho na retirada dos cobradores dos ônibus MPPE discute retirada dos cobradores dos ônibus dia 17/4 Redução do valor da passagem para compensar retirada de cobradores dos ônibus. Que tal? Um olhar especial sobre as mulheres no transporte coletivo   Para realizar a recarga é necessário entrar no menu inicial do CittaMobi, optar pela compra do bilhete eletrônico, em seguida cadastrar o VEM e avançar para a opção de compra. Alguns valores pré-estabelecidos já aparecem no menu, mas há opções para outras quantias. A partir daí o usuário tem que registrar o cartão de crédito e confirmar a compra. Podem ser recarregados os cartões VEM Comum, Estudante e Trabalhador (Autônomo). Lembrando que será cobrada uma taxa de R$ 3,20 (o equivalente ao Anel A) por cada operação e que os créditos levam entre 24 horas e 48 horas para serem validados. A validação acontece embarcada no ônibus, quando o passageiro aproxima o cartão VEM do validador do coletivo.  
“Nós estamos agindo para oferecer uma rede mais ampla para nossos passageiros. Reconhecemos que a rede disponível não atende bem e temos cumprido o que ficou acordado com o MPPE. Teremos mais novidades em breve”, Fernando Bandeira, da Urbana-PE
fr060713118   O CittaMobi não é o APP oficial do sistema de transporte público de passageiros da RMR, mas é o único à disposição da população para ver em tempo real o horário dos ônibus. Hoje, tem mais de um milhão de downloads no Grande Recife, sendo consultado pelo menos cinco vezes por semana por 97% dos usuários. “Nós tivemos um problema em 2015 e, após alguns meses de uso, desativamos a função de recarga. Mas essa dificuldade foi corrigida e estamos de novo com a opção, com a vantagem da compra com cartão de débito. Assim, o passageiro tem o conforto de fazer a recarga online”, afirmou o gerente de operações do CittaMobi, Márcio Lira. NOVIDADES O setor empresarial prometeu mais novidades nos próximos dias para ampliar a rede de recarga do VEM e minimizar o impacto da retirada dos cobradores das linhas de ônibus. “Nós estamos agindo para oferecer uma rede mais ampla para nossos passageiros. Reconhecemos que a rede disponível não atende bem e temos cumprido o que ficou acordado com o MPPE. Teremos mais novidades em breve”, explicou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, Fernando Bandeira. Já são 32 linhas operando sem cobradores, sendo que 27 delas passaram pela mudança apenas no mês de março. A pressa dos operadores, autorizados pelo gestor do sistema – o governo de Pernambuco, via Grande Recife Consórcio de Transporte – foi tanta que a Promotoria de Transporte do MPPE entrou em cena e o próprio governador Paulo Câmara determinou a suspensão do processo até que a rede de vendas fosse revista e ampliada. No próximo dia 22 os empresários voltam a se reunir com o MPPE para apresentar a ampliação da rede.   arte_citamobi_recarga_web

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