Videomonitoramento da CTTU está protegendo os pedestres. Essa é a verdade!
Publicado em 05/05/2017 às 8:00
| Atualizado em 13/07/2018 às 12:12
Leitura:
Central da CTTU monitora o trânsito 24h. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
O tiro está sendo certeiro. Pelo menos por enquanto. As primeiras 24 horas do videomonitoramento realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) mostraram que o principal objetivo do projeto será alcançado: coibir o estacionamento irregular, principalmente aquele sobre as calçadas, que joga o pedestre para a rua e o expõe à insegurança viária. No primeiro dia de ação, 52 veículos foram multados nos dez pontos fiscalizados, sendo 100% das infrações registradas por estacionamento ou parada irregular.
VEJA FLAGRANTES FEITOS PELO VIDEOMONITORAMENTO NAS PRIMEIRAS 24 HORAS DA AÇÃO:
Para a CTTU, a quantidade de infrações é considerada baixa e mostra que a ação tem um grande alcance educativo. E mais: o órgão acredita que o número de notificações diminuirá ainda mais com o tempo. "Esperávamos um número muito maior de flagrantes. O número reduzido mostra que o motorista está consciente. Estamos satisfeitos porque nosso objetivo é o ordenamento do trânsito, não a multa", afirmou o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz.
Também não houve, nas primeiras 24h, nenhuma denúncia de irregularidades no trânsito nos locais que estão sendo videomonitorados. Entre as infrações registradas, 37 (68%) foram por estacionamento sobre calçada, 13 (24%) por estacionamento em desacordo com a sinalização, 1 (1,8%) por parada sobre faixa de pedestre e 1 (1,8%) por parada na área de cruzamento de vias (fechamento).
Já o local que registrou o maior índice de infrações foi a Avenida Conselheiro Aguiar, no ponto próximo ao Conjunto Pernambucano, com o total de 15 infrações, seguido do ponto localizado no Largo da Paz com a Estrada dos Remédios, com 12 infrações; a Avenida Recife com a Rua Capitão Jacinto da Cruz, com 9 infrações; a Avenida Norte com a Avenida Professor José dos Anjos, com 6 infrações; a Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua Dr. Leopoldo Lins, com 2 infrações, e a Avenida Antônio de Góes, próximo ao Túnel Josué de Castro, com 2 infrações. Os pontos localizados na Avenida Norte com a Rua José de Sá Carneiro e na Avenida Dois Rios com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César não tiveram registros de infrações.
"Esperávamos um número muito maior de flagrantes. O número reduzido mostra que o motorista está consciente. Estamos satisfeitos porque nosso objetivo é o ordenamento do trânsito, não a multa",
Fabiano Ferraz, da CTTU
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a avaliação do primeiro dia de fiscalização por videomonitoramento é positiva e a cumpriu o objetivo de proporcionar mais segurança viária aos pedestres. "A média de apenas 5,2 infrações por ponto fiscalizado demonstra que os condutores estão cientes do trabalho que está sendo realizado pela CTTU e que a ação também tem caráter educativo. Além disso, acreditamos que os condutores que foram multados por estacionamento irregular dificilmente voltarão a cometer a irregularidade no mesmo local. A ação é, sobretudo, um exercício de cidadania", finalizou.
LEIA MAISMultas por videomonitoramento só com placas de alertaMaio Amarelo: um mês de alerta, reflexão e exercício de civilidade
A CTTU iniciou, na quarta-feira (3), o trabalho de fiscalização por videomonitoramento em 10 pontos da cidade. A ação acontece após um mês de período educativo, uma vez que as áreas beneficiadas começaram a receber a sinalização adequada desde o dia 3 de abril. A fiscalização através das câmeras está permitida desde 2015, de acordo com a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O videomonitoramento não multa todo tipo de infração. As de excesso de velocidade (que exigem a validação por equipamentos aferidos pelo Inmetro) ou aquelas que exigem a presença do agente de trânsito, por exemplo, não podem ser registradas por essas câmeras. Entre as multas permitidas mais comuns estão o estacionamento irregular (especialmente sobre calçadas), o avanço de semáforo (com exceção das 22h às 6h, quando as infrações não serão validadas pelos agentes da central), a formação de fila dupla, a conversão proibida e a condução de motocicleta sem utilizar capacete.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.