Rede metroferroviária brasileira cresce 30 km em 2017

Publicado em 23/04/2018 às 19:25 | Atualizado em 03/06/2020 às 15:29
Reajuste da passagem do metrô acontece após seis anos de preços congelados. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Reajuste da passagem do metrô acontece após seis anos de preços congelados. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Foto: Diego Nigro/JC Imagem  

 

Com informações da ANPTrilhos O ritmo ainda é lento, mas devagarzinho, devagarzinho, os sistemas de transporte metroferroviário avançam no Brasil. A rede de transporte de passageiros sobre trilhos cresceu 30,2 km em 2017, superando a expectativa projetada pelos operadores metroferroviários de 29 km. Esse crescimento foi possível com a inauguração de duas novas linhas e a extensão de outras três, ampliando 24 estações de atendimento à população. Os números fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018, divulgado na semana passada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O transporte sobre trilhos é um serviço público de cunho social, com importante papel nos deslocamentos das pessoas nas cidades onde estão instalados, seja para ir ao trabalho, estudar ou para o lazer. A continuidade da expansão da rede e qualificação da malha existente são essenciais para o atendimento adequado à população. Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos

Cerca de 50% desse crescimento se deu com a inauguração da Linha 2 do Metrô de Salvador, com incremento de 14,4 km em apenas um ano. O VLT Carioca adicionou mais 5,8km à rede; o VLT da Baixada Santista outros 4,7 km; o Metrô de São Paulo mais 3 km com a ampliação da Linha 5-Lilás e a linha de VLT da CBTU Maceió acrescentou mais 2,3 km de trilhos à malha urbana.

 

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

 

O aumento da capilaridade dos sistemas, com a expansão da rede e as novas estações, possibilitou a estabilidade no volume de passageiros transportados em 2017, totalizando 2,93 bilhões de passageiros. Segundo a ANPTrilhos, se a rede não contasse com essa ampliação, o País teria registrado uma queda de 1,2% na demanda de passageiros. A crise econômica e a queda dos empregos formais foram fatores que impactam diretamente na quantidade de passageiros dos sistemas metroferroviários.

É importante e necessário que os novos governantes que se anunciam incluam o transporte entre as suas prioridades de gestão, proporcionando mais qualidade de vida para os cidadãos, que se deslocarão de forma mais eficiente nas cidades, assim como contribuindo para a qualidade ambiental das cidades”, Joubert Flores

O transporte também foi qualificado. A frota de trens do Brasil teve renovação recorde em 2017, com a entrada em operação de 719 novos carros de passageiros, que representaram um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior.  “O transporte sobre trilhos é um serviço público de cunho social, com importante papel nos deslocamentos das pessoas nas cidades onde estão instalados, seja para ir ao trabalho, estudar ou para o lazer.

A continuidade da expansão da rede e qualificação da malha existente são essenciais para o atendimento adequado à população. É importante e necessário que os novos governantes que se anunciam incluam o transporte entre as suas prioridades de gestão, proporcionando mais qualidade de vida para os cidadãos, que se deslocarão de forma mais eficiente nas cidades, assim como contribuindo para a qualidade ambiental das cidades”, enfatiza Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos.

O documento completo do Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018 pode ser acessado através do link: www.anptrilhos.org.br/o-setor/balancos.

Últimas notícias