UOL - O melhor conteúdo
COLUNA MOBILIDADE

Simop, o sistema de informação oficial dos ônibus, entra em teste dia 8

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 25/09/2018 às 7:00 | Atualizado em 13/06/2022 às 16:40
NE10
FOTO: NE10
Leitura: 4min

Demorou, mas chegou a hora. A partir do dia 8 de outubro o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), o sistema oficial de controle e informação em tempo real do transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife, entrará em operação. Por enquanto, será apenas um teste monitorado e disponível para as linhas do BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, além das operadas pela empresa Globo, que atua na Zona Norte da capital. O Simop também estará disponível apenas no aplicativo que poderá ser acessado pela população nos smartphones. O compromisso foi assumido pelo governo de Pernambuco durante negociação comandada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na tarde de ontem. Participaram representantes da Secretaria das Cidades, do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana), da Etra (empresa que venceu a licitação para implantar o Simop) e de entidades que ingressaram com uma ação cobrando a implantação do sistema.EIA MAIS

Tudo pronto, mas sistema de informação dos ônibus não entra em operação no Grande Recife

Razões para uma CPI dos Transportes

 

“É um lançamento experimental. Começaremos com o aplicativo informando o horário apenas dos BRTs e das linhas da Globo. Por enquanto, as estações e terminais continuarão sem a informação para o passageiro. Foi necessário fazer dessa forma para permitir que os ajustes possam ser realizados. Nesse período, a população poderá se apropriar do sistema, fazendo com que ele seja ampliado o mais rápido possível”, afirmou o promotor de Transporte e quem comandou a negociação, Humberto Graça. A ampliação para toda a operação, que envolve 11 empresas e 404 linhas de ônibus, vai depender de uma nova reunião marcada para a próxima quarta-feira, entre o GRCT, a Urbana e os proprietários das empresas de ônibus. “Há uma expectativa de que o Simop esteja operando plenamente até o fim do ano. Essa reunião será para resolver as pendências que ainda existem”, ponderou Humberto Graça.

 

 

A ação movida para cobrar a implantação do Simop foi assinada pela Frente de Luta Pelo Transporte Público (FLTP), Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), ONG Meu Recife, Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da UFPE, Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Aplicativo Nina e Associação dos Servidores do Grande Recife. “Foi uma vitória ter uma data oficial de lançamento do Simop. Esperamos que o governo de Pernambuco e os empresários de ônibus, enfim, cumpram com o cronograma prometido. Vamos estar monitorando e, caso isso não aconteça, o MPPE e a sociedade poderão agir”, afirmou o advogado Pedro Joseph, que integra a Frente de Luta Pelo Transporte Público.

 

ATRASO

O Simop deveria estar em operação desde 2014. A promessa era de um eficiente projeto de informação em tempo real e controle operacional do setor. Em resumo, seria os olhos do poder público sobre o serviço prestado pelas empresas de ônibus. Os anos passaram, o investimento no projeto já alcançou a quantia de R$ 22 milhões – mais da metade do valor previsto no contrato – e toda a infraestrutura tecnológica ficou pronta, inclusive a construção de uma Central de Monitoramento da Operação (CMO). Mas até hoje o projeto não começou a funcionar.

Últimas notícias