Amarelinhas, sem estação para retirada ou devolução, já estão pelo Recife. Fotos: Divulgação/Yellow Agora é fato. As bicicletas compartilhadas dockless (sem estação para retirada e devolução) e os patinetes elétricos da Yellow chegaram ao Recife. Nesta quarta-feira (13/2), o sistema entra em operação oficial na cidade. Inicialmente, apenas numa área de 7 km² localizada no Centro Expandido e na Zona Sul da capital. A operação de bikes e patinetes no centro será de 4 km² e entre Brasília Teimosa e Boa Viagem de 3 km². Para usar as bikes, o preço cobrado será de R$ 1,50 a cada 15 minutos. Já para os patinetes, o custo será de R$ 3 o desbloqueio + R$ 0,50 a cada minuto de uso do patinete. Para quem não conhece, as bicicletas e os patinetes elétricos da Yellow são compartilhados por aplicativos, mas sem estações físicas, como acontece com o Bike PE, sistema de bike sharing em operação há cinco anos na cidade e com números extremamente positivos.
Ou seja, o usuário pega e deixa os equipamentos na rua, sobre as calçadas, bloqueando-os após o uso. Mas é preciso deixá-los na área delimitada. Caso contrário, será cobrada uma multa de R$ 30, chamada de taxa de retorno pela empresa. “Já estamos presentes com nossas bikes dockless e patinetes elétricos em dez cidades brasileiras. Agora, chegamos ao Nordeste pelo Recife. Começamos com 7 km², mas nossa meta é expandir para várias áreas da cidade. Escolhemos a região central e a Zona Sul porque são áreas com um grande volume de pessoas e que têm estrutura ciclável”, explica Marcel Bely, gerente de relações públicas da Yellow.
A promessa é que as bicicletas e os patinetes estarão disponíveis inicialmente em 30 pontos privados parceiros, embora a empresa, não divulgue a quantidade ofertada. As bikes podem ser usadas de segunda a segunda, 24 horas por dia, e serem estacionadas depois das viagens em qualquer lugar dentro da área de atuação da Yellow na cidade, em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido. “Pedimos que as pessoas evitem estacionar os equipamentos sobre calçadas ou de forma que atrapalhem a circulação de pedestres. De preferência, que procurem paraciclos. Caso não encontrem, optem por vagas comuns de veículos, deixando as bicicletas e os patinetes perpendicularmente ao sentido da via. Também é importante não deixar na rua, atrapalhando o trânsito”, reforça Marcel Bely.
Patinetes elétricos também estão disponíveis
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á os patinetes estarão disponíveis todos os dias da semana, das 8h às 20h em um dos 30 pontos parceiros. A Yellow disponibiliza todas as manhãs os patinetes nesses locais. E, diferentemente das bikes, que ficam disponíveis 24h, os patinetes são recolhidos no fim do dia para recarga, manutenção e limpeza. Para usar é super fácil, garantem os operadores. Após baixar o app e fazer o cadastro pelo próprio aplicativo, o usuário identifica as bicicletas (pontos amarelos) e os patinetes (pontos pretos). Os dois são liberados por QRCode. Após o uso, o bloqueio é feito manualmente no caso das bikes (basta fechar a trava liberada no início da viagem) e pelo próprio app no caso dos patinetes. As corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.