A sensação de que o trânsito está mais pesado em algumas vias do Recife, sentida por muitos motoristas desde a última segunda-feira, tem uma razão. Ontem durante debate sobre mobilidade urbana na Rádio Jornal, a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira explicou que um problema pontual na rede semafórica da Avenida Agamenon Magalhães, considerada o pulmão viário da cidade e por onde passam, diariamente 90 mil veículos por dia, é a causa das retenções acima do normal em diversos corredores e vias das Zonas Norte e Oeste.
O problema foi identificado no semáforo de número 075, localizado no cruzamento da Agamenon Magalhães com a Avenida Rui Barbosa, no Parque Amorim, um dos mais importantes do corredor perimetral. “É importante destacar que desde segunda estamos vivenciando o que chamamos da segunda volta às aulas do ano, que é a retomada da rotina após o Carnaval. Mas identificamos um problema intermitente nesse semáforo que surgiu na segunda e se repetiu nesta terça-feira. Ainda não conseguimos descobrir o que é, mas estamos trabalhando para corrigi-lo porque está prejudicando toda a rede da região, impactando em outros semáforos”, explicou Taciana Ferreira.
Na prática, o semáforo não tem respeitado a programação técnica, alterando os tempos de verde, vermelho e amarelo, o que se reflete na passagem dos veículos pelos cruzamentos. “Por isso temos visto longas filas no sentido Boa Viagem ou em corredores como a Rui Barbosa e até mesmo a Avenida Caxangá”, reforçou. O semáforo que tem apresentado problema, assim como a maioria dos 700 em operação na capital, não é inteligente, ou seja, não permite que a programação seja feita remotamente, a partir da Central de Operações da CTTU. “De fato não é, mas nesse caso específico não adiantaria muito porque, devido à falha, mesmo quando nós programamos a operação remotamente, o equipamento não obedece porque está com uma falha técnica”, explicou.
SEMÁFOROS INTELIGENTES
Sobre os semáforos inteligentes, Taciana Ferreira garantiu que o Recife os terá em breve. Que uma licitação será realizada para aquisição do modelo e que será utilizado em pelo menos duas áreas da cidade: as redes da Agamenon Magalhães e de Boa Viagem, esta última que compreende as Avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira.
“Já testamos a tecnologia dos chamados semáforos inteligentes ou adaptativos em corredores viários importantes, como as Avenidas Norte, Abdias de Carvalho e vias da Zona Sul, e aprovamos porque os resultados foram positivos. Já validamos a tecnologia e estamos preparando a licitação para lançá-la”, disse. Os semáforos inteligentes fazem a leitura do volume de veículos em um determinado cruzamento em tempo real, acomodando o tempo semafórico de acordo com a quantidade de veículos. Essa informação em tempo real é captada por câmeras instaladas nas vias ou até por smartphones.
AMARELINHOS
Taciana Ferreira também garantiu que, apesar da redução na quantidade de orientadores de tráfego – mais conhecidos como amarelinhos –, realizada em novembro do ano passado, o contrato do serviço está sendo refeito e haverá uma ampliação do número de profissionais. A previsão é de que essas mudanças aconteçam a partir de maio. A presidente da CTTU, entretanto, não informou a quantidade de amarelinhos que serão contratados.
“Não voltaremos ao número do início, mas será mais do que temos hoje. Os orientadores são um sucesso e entendemos que a redução foi necessária em função da própria concepção do projeto. Veja que eles continuaram em pontos fundamentais, como alguns cruzamentos e as duas inversões de faixas que realizamos diariamente nas Pontes Princesa Isabel e Limoeiro, no Centro, por exemplo. Mas eles deixaram de ser necessários em alguns pontos e agora iremos retomar o projeto realocando-os, por exemplo, para o entorno das escolas”, afirmou. A redução no número de orientadores de trânsito foi de 30%. Eram 213 amarelinhos e atualmente são 149.