Obras na Avenida Conde da Boa Vista começam nesta terça-feira

Publicado em 01/04/2019 às 21:00 | Atualizado em 12/05/2020 às 12:32
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

 

As obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista começam nesta terça-feira (2/4), a partir das 6h, no Centro do Recife, exigindo das pessoas que utilizam o corredor paciência e atenção às mudanças que começam agora e devem se prolongar por, no mínimo, os próximos 18 meses. Agora, o principal impacto será para os passageiros dos ônibus convencionais. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT), 38 linhas terão o itinerário alterado no sentido Centro-subúrbio, passando a ter paradas provisórias para embarque e desembarque em vias paralelas e transversais ao corredor. O sistema BRT não será afetado por enquanto.

CONFIRA a Série de reportagens A Nova Conde da Boa Vista

A primeira fase da obra, dividida em seis etapas, começa no trecho da Conde da Boa Vista entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício, apenas no sentido Centro-subúrbio. A previsão de duração é de 120 dias. Ou seja, seguirá, pelo menos, até o mês de julho. Com a interdição do trecho, os coletivos irão fazer um desvio semelhante ao que é realizado no Carnaval, durante o fechamento da Ponte Duarte Coelho (que liga a Avenida Guararapes à Conde da Boa Vista) para montagem da alegoria gigante do Galo da Madrugada. Terão que entrar à direita na Rua da Aurora e depois à esquerda na Rua do Riachuelo, retornando à esquerda pela Rua do Hospício até a Conde da Boa Vista.

Os quatro grupos de linhas de ônibus que serão afetados passarão a fazer paradas nas Ruas do Riachuelo e do Hospício. A prefeitura lembra que esse retorno à esquerda será permitido apenas para os coletivos, táxis e motos. Os veículos particulares, que também trafegam nessas três vias, continuarão fazendo a circulação atual. Sob o aspecto de retenções, a prefeitura minimiza o impacto das obras nessa primeira fase. Argumenta que, como o acesso de veículos particulares já é proibido no trecho, o impacto na circulação será menor.

“Não acreditamos que essa primeira fase gere tantas retenções porque os veículos particulares já enfrentam restrição de circulação no sentido Centro-subúrbio. Os motoristas sabem disso e o percurso que estão acostumados continua o mesmo. Além disso, pelas nossas pesquisas, menos de 10% das pessoas chegam à Avenida Conde da Boa Vista de carro”, argumentou Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), durante coletiva para apresentar o cronograma de obras.

LEIA MAIS

As polêmicas do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista

A promessa da prefeitura é de que cada etapa terá todos os serviços – drenagem, requalificação e ampliação das calçadas, construção das novas paradas e iluminação – totalmente concluídos antes de uma nova fase ser iniciada, evitando que o corredor fique tomado por intervenções, dificultando ainda mais a circulação.

ETAPAS

O segundo trecho da primeira fase compreenderá o trecho entre a Rua Gervásio Pires e a Rua José de Alencar e também será no sentido Centro-subúrbio. Já no trecho entre as Ruas do Hospício e Gervásio Pires, as intervenções serão realizadas no sentido subúrbio-Centro. A segunda fase prevê obras nos trechos entre as Ruas da Aurora e do Hospício (subúrbio-Centro), e entre a Rua José de Alencar e a Rua da Soledade (Centro-subúrbio). Na terceira fase os serviços serão executados entre a Rua da Soledade e a Rua José de Alencar (subúrbio-Centro) e entre a Rua da Soledade e a Rua Oswaldo Cruz (Centro-subúrbio). A quarta fase compreende o trecho entre as Ruas da Soledade e Gonçalves Maia (subúrbio-Centro), e a quinta fase será o trecho entre as Ruas Dom Bosco e Oswaldo Cruz, nos dois sentidos. Já a sexta e última etapa das obras será feita entre as Ruas José de Alencar e Gervásio Pires (subúrbio-Centro) e entre a Gervásio Pires e a Rua do Hospício (Centro-subúrbio).

Últimas notícias