Conde da Boa Vista pode ser monitorada para evitar vandalismo após requalificação

Publicado em 16/07/2019 às 11:25 | Atualizado em 11/05/2020 às 13:38
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

A primeira etapa da requalificação do corredor de ônibus mais importante da RMR exige cuidado da população e tem equipamentos bonitos e modernos. Fotos: Léo Motta/JC Imagem  

 

A Prefeitura do Recife planeja monitorar a Avenida Conde da Boa Vista, o principal corredor de ônibus não só do Recife, mas da Região Metropolitana, para evitar ou, ao menos, minimizar o vandalismo contra os novos equipamentos. A primeira parte da via, que está sendo requalificada desde fevereiro, ao custo de R$ 15 milhões, foi entregue à população ontem, com novos e modernos equipamentos urbanos. São abrigos de ônibus confeccionados em vidro, bancos, jardineiras e lixeiras de madeira, além de letreiros que informam a relação das linhas que passam no local. O transporte coletivo também voltou a circular no trecho que estava interditado, entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício. As obras na via seguem e só devem terminar no segundo semestre de 2020.

Confira a série de reportagens A NOVA CONDE DA BOA VISTA

A informação sobre o monitoramento foi repassada pelo secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão. A fiscalização eletrônica seria viabilizada para evitar cenas como as vistas na semana passada, quando as primeiras paradas de ônibus começaram a ser instaladas e foram pichadas. “A Conde Boa Vista é um grande terminal de ônibus a céu aberto e precisamos fazer esse controle para evitar a depredação. Também será necessário para controlar o comércio informal, que depois da ordenação não poderá ocupar o corredor. Estamos trabalhando para conseguir esse monitoramento, talvez numa parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS)”, disse o secretário.

NOVOS EQUIPAMENTOS DA CONDE DA BOA VISTA. POR FAVOR, VAMOS PRESERVAR! O TRANSPORTE COLETIVO MERECE!

Novas paradas de ônibus feitas em vidro com 8 milímetros de espessura
1 - Novas paradas de ônibus feitas em vidro com 8 milímetros de espessura
Jardineiras de madeira
3 - Jardineiras de madeira
Cobertura dos pontos de embarque
4 - Cobertura dos pontos de embarque
5 -
Totens com a relação das linhas de ônibus que passam no ponto
6 - Totens com a relação das linhas de ônibus que passam no ponto

 

Novas paradas de ônibus
7 - Novas paradas de ônibus
Novas lixeiras de madeira
8 - Novas lixeiras de madeira
Jardineiras de madeira
10 - Jardineiras de madeira

A CONDE DA BOA VISTA ANTES DO INÍCIO DA REQUALIFICAÇÃO. PARA NÃO ESQUECERMOS!

FR5 -
FR11 -
FR1 -
FR2 -

O corredor, segundo Roberto Gusmão, já tem trechos monitorados pela SDS e conta com a fiscalização realizada pelos equipamentos de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Mas o secretário não soube dizer quantas câmeras existem no local atualmente. “Também vamos buscar uma parceria com o comércio. Queremos que todos se apropriem dos novos equipamentos para preservá-los. Eu não vou me acomodar e instalar equipamentos sem qualidade, sem beleza, porque tememos que a população os destrua. Temos é que combater isso. As pessoas precisam denunciar esses atos”, enfatizou Gusmão.

O temor do secretário se reflete nas ruas. “Está tudo muito bonito, de qualidade. Mas acho que vão quebrar em pouco tempo. É importante, sim, que seja fiscalizado para evitar a destruição”, defendeu a aposentada Eliza Maria da Silva, que diariamente usa o corredor. Além dos equipamentos, a via ganhou novas travessias de pedestres – foi criada uma na altura da Rua da União – e passagens elevadas (quando o pedestre fica na mesma altura da rua).

 

NOVIDADE: A travessia da Conde da Boa Vista na altura na Rua da União foi oficializada. População forçava passagem no trecho com frequência, quebrando a divisória de pistas. Foto: Bruno Campos/TV Jornal

Últimas notícias