Fotos: Bianca Souza/JC Imagem
A malha cicloviária complementar da Avenida Conde da Boa Vista – uma solução prometida pela Prefeitura do Recife para compensar a ausência do equipamento no corredor viário após a requalificação de R$ 14 milhões – começou a ser implantada. Uma nova ciclofaixa (equipamento que protege parcialmente a bicicleta com o uso de tachões e sinalização) está funcionando na Rua da Aurora, no trecho entre a Conde da Boa Vista e as imediações da Assembleia Legislativa, na Boa Vista, Centro do Recife. O trecho implantado, entretanto, é apenas uma pequena parte da malha de 12 quilômetros anunciada pelo município e que conectará a Boa Vista aos bairros de Santo Amaro e da Ilha do Leite, também na área central da cidade.
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Embora pequeno, o trecho implantado na Rua da Aurora tem sido comemorado por quem pedala na área. “Amei. Acho que ficou muito bom. Era muito difícil pedalar nesse trecho por causa dos carros e dos ônibus. Espero, agora, que a prefeitura implante uma ciclofaixa na Rua do Riachuelo. Vai facilitar muito a minha vida porque pedalar com isolamento dos carros faz a diferença”, comemorou o fotógrafo Roberto Dias, que trocou o ônibus pela bicicleta por não conseguir pagar o valor da passagem todas as vezes que precisa ir de Casa Amarela ao Centro do Recife.
A nova ciclofaixa da Rua da Aurora, entretanto, tem alguns pontos de conflito com o tráfego de veículos. É o caso do cruzamento com a Rua do Riachuelo, onde diversos carros e, principalmente, ônibus (incluindo os BRTs), fazem conversão à esquerda sem que haja uma sinalização própria para os ciclistas. Outro ponto é a conexão do equipamento com o Eixo Cicloviário Camilo Simões (às margens do Rio Capibaribe), na altura da Assembleia Legislativa. Uma faixa de travessia rodocicloviária está sendo implantada no local, mas também sem um semáforo próprio para os ciclistas.
“São dois pontos que, a princípio, vamos observar como se comportam. No caso da Riachuelo, havendo necessidade iremos ajustar o tempo semafórico para os ciclistas. Ampliaremos o tempo de vermelho para os dois sentidos do tráfego de veículos, permitindo que as bicicletas passem. No caso da conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, entendemos que é possível fazer a travessia com segurança na altura em que instalamos a faixa”, explicou a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.
Ainda não existe uma data exata, mas em breve devem começar a ser implantadadas as ciclofaixas das Ruas Oliveira Lima, Riachuelo e Bispo Cardoso Ayres, na Boa Vista, que também vão compor a rede complementar à Conde da Boa Vista e se conectarão com a Rua da Aurora. Segundo Taciana Ferreira, a instalação do equipamento será concluída ainda este ano. Os outros trechos previstos para conectar a Boa Vista ao bairro da Ilha do Leite é que ficarão para o ano que vem.
A malha ciclável da Zona Sul do Recife também está sendo ampliada. A chamada segunda etapa da Rota Setúbal começou a ser finalizada pela CTTU. Ciclorrotas (quando bicicletas e veículos compartilham o mesmo espaço, sem que haja segregação física) estão sendo implantadas na Avenida Vinte de Janeiro. A Avenida Marechal Juarez Távora (no trecho entre a Avenida Lino Jordão e a Rua Cosmorama) está recebendo uma ciclofaixa unidirecional e a Rua João Cardoso Aires (no trecho entre a Marechal Juarez Távora e a Avenida Vinte de Janeiro) uma ciclorrota. A Rota Setúbal possui sete quilômetros – 4,5 km de ciclofaixa e 2,5 km de ciclorrota. Com as ampliações, a prefeitura garante que a cidade contará com 93,4 quilômetros ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas, o que representa uma expansão superior a 250% da malha cicloviária existente na cidade desde 2013, quando havia 24 quilômetros.
ATENÇÃO BIKE PE
Os coordenadores e operadores do sistema de compartilhamento de bicicletas públicas Bike PE precisam estar atentos à implantação da nova rota complementar de bicicletas para acrescentar ou, pelo menos, adequar as estações do serviço à nova demanda que, com certeza, vai surgir com a implantaçãod a ciclofaixa da Rua da Aurora. A Estação São Luís, por exemplo, já começa a apresentar problemas: faltam bicicletas pela manhã e lugares para devolução à noite. Também é importante incluir novas estações no percurso da rota, carente de opções.
Atenção Itaú, Tembici e Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco!!!!