Coluna Mobilidade

São Paulo obriga uso de máscaras para passageiros no transporte público. Em Pernambuco, apenas os profissionais são obrigados

Uso das máscaras pela população é apenas recomendada por decreto do governador Paulo Câmara e, pelo menos por enquanto, Estado diz que não vai tornar exigência

Roberta Soares Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 29/04/2020 às 16:44 | Atualizado em 30/04/2020 às 19:28
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Motoristas de ônibus da Região Metropolitana do Recife são obrigados, desde segunda-feira (27/4), a usar máscaras. É o que determina decreto estadual - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

POR ROBERTA SOARES, DA COLUNA MOBILIDADE

Chegou em São Paulo a determinação já adotada em algumas cidades do País de utilização obrigatória de máscaras no transporte público por todos, profissionais e, principalmente, passageiros. A partir da segunda-feira (4/5), a regra valerá em todos os sistemas de transporte paulista, tanto estadual como municipal. Decretos que serão publicados na quinta (30/5) prevêem o uso obrigatório no Metrô de São Paulo, na CPTM (sistema de trens metropolitano), nos ônibus municipais e intermunicipais e também em táxis e carros de aplicativo na capital paulista. O objetivo, claro, é tentar minimizar a propagação do coronavírus.

Diferentemente de São Paulo e de várias cidades brasileiras, o uso de máscaras é apenas recomendado em Pernambuco. Apenas os profissionais do setor - motoristas, cobradores e fiscais - são obrigados a utilizar, como determinou decreto estadual do governador Paulo Câmara que passou a valer na segunda-feira (27/4). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM), pelo menos por enquanto, a determinação seguirá restritiva aos rodoviários. O órgão, gestor do sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife, explica que a utilização pelos profissionais do setor está sendo fiscalizada nos terminais integrados e que a determinação é de autuar as empresas que tiverem trabalhadores flagrados sem os equipamentos.

A medida, entretanto, é polêmica e gera questionamentos do setor operacional nas cidades em que o uso é obrigatório. Isso porque caberá às operadoras fiscalizarem o uso dos equipamentos sob risco de multa após advertências por escrito. No caso das empresas de ônibus, as multas prometem ser salgadas. No caso de São Paulo, a prefeitura afirmou que a multa a ser aplicada será de R$ 3.300 por dia e por ônibus flagrado com ao menos um passageiro sem máscara. Para os passageiros, a advertência será verbal e não haverá multa, a princípio. Quem opera o transporte coletivo no dia a dia alerta que a operacionalização da determinação, principalmente pelo usuário, é difícil. A fiscalização, ainda mais complicada. Por isso, soa como demagogia.

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que representa os empresários de ônibus nacionalmente, foi uma das entidades que reagiu, embora considere que a obrigatoriedade do uso de máscaras nas vias públicas e no transporte coletivo, que está sendo adotada pelo poder público em várias cidades, é uma questão de prevenção contra o coronavírus e de segurança para todos aqueles que estão nas ruas. "Mas é preciso que estados e municípios providenciem fiscalização e campanhas educativas para conscientizar os passageiros de que o uso da máscara é uma demonstração de respeito com o próximo. As empresas não têm como se responsabilizar por essa tarefa. Temos como contribuir, ajudar a orientar o passageiro a usar a máscara, mas não podemos obrigá-lo ou expulsá-lo do transporte caso se recuse, não cabe ao motorista. É preciso que haja fiscalização e bom senso", adverte Otávio Vieira da Cunha, presidente da NTU.

Otávio reforça que as empresas não podem e não têm competência para exercer poder de polícia com os passageiros que se recusarem a usar máscaras, como foi sugerido pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que em pronunicamento sobre o assunto, informou que as empresas de ônibus serão multadas por cada passageiro sem máscara dentro dos coletivos."Isso é um absurdo!" , reagiu Otávio Cunha. No caso da exigência de máscaras para motoristas, cobradores e fiscais, há o custo com a distribuição dos equipamentos. Custo, aliás, é uma palavra proibida no setor, que amarga perda de demanda média de 80% e bilhões em prejuízos pela falta de receita em todo o País. Há, inclusive, decisões da Justiça do Trabalho determinando que os empregadores forneçam os equipamentos aos empregados. Para minimizar esse custo, empresas de ônibus de Aracaju, em Sergipe, implantaram cortinas de plástico e painéis de acrílico para proteger motoristas e cobradores.

USO É RECOMENDADO PELO ALTO RISCO DE CONTÁGIO

O fato de ser um ambiente propício ao contágio pelo coronavírus (outros vírus e bactérias também, vale ressaltar) torna a situação do transporte coletivo ainda mais complicada. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) defende o uso de máscaras por toda a sociedade - inclusive em ônibus, metrôs e trens -, tendo lançado o Movimento Máscaras para Todos.

Pesquisa aponta que motoristas de ônibus brasileiros têm 71% de risco de contaminação pelo coronavírus

 

Thiago Lucas
Artes JC - Thiago Lucas

Emitiu nota defendendo que as máscaras de pano podem diminuir a disseminação do novo coronavírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas. Segundo a entidade, as máscaras são uma barreira mecânica para evitar que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies – embora não evitem que a pessoa com a máscara se contamine.

KMELO
Reação da sociedade - KMELO

Pesquisa realizada em 2011 pela BioMed Central, entidade responsável por publicações científicas britânicas, apontou que a chance de se contaminar com uma infecção respiratória aguda a bordo do transporte público é seis vezes maior do que em outros lugares. Isso porque, a cada hora, o passageiro toca de 20 a 30 vezes em superfícies que podem estar contaminadas.


LEIA MAIS CONTEÚDO NA COLUNA MOBILIDADE www.jc.com.br/mobilidade

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Obrigação de uso das máscaras, entretanto, ainda não vale para os passageiros na RMR - FOTO:LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda o uso de máscaras por todos, mesmo as de tecido. Embora o equipamento não evite a contaminação de quem usa, protege o outro no casod e espirros e tosse. - FOTO:LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
KMELO
Artes JC - FOTO:KMELO
Thiago Lucas
Artes JC - FOTO:Thiago Lucas
FOTO: Setransp/Divulgação
Cobradores ganharam painéis de acrílico para se proteger do coronavírus em Aracaju - FOTO:FOTO: Setransp/Divulgação
FOTO: Setransp/Divulgação
Motoristas estão protegidos por cortinas de plástico, que sempre são higienizadas quando o veículo é limpo nas garagens das empresas em Aracaju - FOTO:FOTO: Setransp/Divulgação

Comentários

Últimas notícias