PRIORIDADE AO ÔNIBUS

Faixa Azul começa a valer para os ônibus na Agamenon Magalhães

Por enquanto, os veículos particulares que não respeitarem a exclusividade da circulação dos ônibus não serão multados, o que só acontecerá a partir do dia 1º de julho

Roberta Soares Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 16/06/2020 às 6:42
DIVULGAÇÃO/PCR
O serviço recupera trecho da pista, prioritariamente na faixa dos ônibus - FOTO: DIVULGAÇÃO/PCR

A Faixa Azul para ônibus implantada na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, entra em operação nesta terça-feira (16), depois de mais de dois anos de promessas e adiamentos pela prefeitura. Por enquanto, os veículos particulares que não respeitarem a exclusividade da circulação dos ônibus não serão multados, o que só acontecerá a partir do dia 1º de julho. O equipamento está implantado nas pistas centrais da avenida, entre os bairros de Santo Amaro e do Paissandu. Tem quatro quilômetros de extensão e beneficiará - quando a pandemia do coronavírus passar - 69 linhas de ônibus, mais de 600 coletivos e 250 mil passageiros diariamente.

Confira a série O FUTURO DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PÓS-PANDEMIA

O pós-pandemia exige financiamento social do transporte público

Novo conceito de transporte público no pós-pandemia

Os ônibus que trafegam no sentido Recife-Olinda terão direito à Faixa Azul a partir do cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua João Asfora, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal da Ilha do Leite. O equipamento segue até a intersecção com a Rua Leopoldo Lins, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal do Espinheiro. Já os coletivos que viajam no sentido Olinda-Recife entram na Faixa Azul a partir do cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Buenos Aires, esquina com a agência do Banco Santander Select do Espinheiro. Nesse sentido, o equipamento segue até o Hospital Português.

DIVULGAÇÃO/PCR
A nova Faixa Azul tem quatro quilômetros de extensão e beneficiará - quando a pandemia do coronavírus passar - 69 linhas de ônibus, mais de 600 coletivos e 250 mil passageiros diariamente - DIVULGAÇÃO/PCR

Com a nova Faixa Azul, o Recife passará a ter 62 km de faixas exclusivas para os ônibus, sendo 180% implantados desde 2013, quando havia apenas 22 km. A Faixa Azul da Agamenon Magalhães é o oitavo equipamento da capital, entre corredores e trechos de faixas exclusivas para os ônibus. É uma solução que proporciona ganhos de velocidade para os coletivos superiores a 100%. A Agamenon tem atualmente 12 faixas e em nenhuma delas o ônibus possui prioridade. Todas as faixas são de tráfego misto entre coletivos e veículos particulares.

VEJA MAIS DETALHES DA FAIXA AZUL DA AGAMENON MAGALHÃES

FIM DO GIRO À ESQUERDA NO HR
A implantação da Faixa Azul da Agamenon foi precedida de pelo menos nove pequenas intervenções de trânsito no entorno do corredor e exigirá outras mudanças. A principal delas é o fim do giro à esquerda em frente ao Hospital da Restauração (HR) para os veículos que trafegam no sentido Olinda. Será proibido entrar à esquerda para acessar a Rua Joaquim Nabuco, o que garantirá mais tempo de verde no semáforo da Agamenon. A rota alternativa será o acesso à pista local, que deverá ser feito até a última agulha antes do cruzamento com a Praça do Derby, para entrar na Rua Carlos Pôrto Carreiro, girar à esquerda na Rua Dom Bosco e cruzar a Agamenon Magalhães em direção à Rua Joaquim Nabuco.

DIVULGAÇÃO/PCR
Outras mudanças foram feitas na avenida, como o fim do giro à esquerda em frente ao Hospital da Restauração (HR) para os veículos que trafegam no sentido Recife-Olinda - DIVULGAÇÃO/PCR

NOVA CIRCULAÇÃO
A segunda parte da mudança é a implantação de um canteiro no início da Avenida Joaquim Nabuco, que servirá para redução da distância entre as travessias e o ordenamento do trânsito, dessa forma, quem vem da Rua Dom Bosco e deseja seguir em direção ao Derby, deverá acessar as faixas da esquerda no pontilhão e seguir pela pista local da Agamenon Magalhães. Já os condutores que vêm da Avenida Governador Agamenon Magalhães em direção ao Pina e desejam acessar a pista local, deverão fazer na nova entrada que será sinalizada na pista, na imediação da Rua Joaquim Nabuco, já que a agulha de acesso à pista local foi fechada.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A Faixa Azul proporciona ganhos de velocidade para os coletivos superiores a 100% - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias