É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
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Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
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Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Na tentativa de ampliar a participação da bicicleta nas cidades brasileiras, uma pesquisa nacional foi lançada para ser respondida pela população, tanto a que pedala como a que não usa bike, mas tem vontade. Gente que gostaria e até planeja pedalar, mas não executa porque tem medo do trânsito, por exemplo. Na pesquisa, a oferta da infraestrutura para as bicicletas é um dos pontos questionados, sendo uma excelente oportunidade de as pessoas reivindicarem mais ciclovias, ciclofaixas, rotas e até mesmo a redução do limite de velocidade das vias. O objetivo é fundamentar uma estratégia nacional de ciclomobilidade no País numa perspectiva até 2030.
O levantamento está sendo realizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), WRI Brasil, Abradibi, Abraciclo, Aliança Bike, Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Tembici, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A Pesquisa Pública para Estratégia Nacional da Bicicleta é digital e leva aproximadamente dez minutos para ser respondida. É um questionário que deve ser respondido por quem tem mais de 15 anos, ciclista ou não, e de qualquer cidade brasileira. Mesmo aquelas que ainda não têm nenhum tipo de estímulo à bicicleta.
A Estratégia Nacional da Bicicleta é uma ação prevista no Programa Bicicleta Brasil (PBB), criado pela Lei 13.724/18, a partir do acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, ligada ao MDR. No questionário, são feitas perguntas sobre o uso de bicicletas compartilhadas, a integração com o transporte público, a importância da manutenção e requalificação da pouca infraestrutura existente, além dos principais receios das pessoas para pedalar. Colabore!
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012