COLUNA MOBILIDADE

Após dez anos, Bike PE se expande e ganha novas estações nas Zonas Norte e Oeste do Recife

É a primeira expansão desde que o sistema foi criado, dez anos atrás. E tudo deve estar operando a partir da segunda-feira (5/4)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/04/2021 às 18:11 | Atualizado em 02/04/2021 às 5:13
Notícia
X

Como prometido e determinado na renovação do contrato de prestação de serviço entre o Itaú Unibanco, a Tembici e o poder público, o Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas que funciona na capital, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, está se expandindo. Ganhará dez novas estações. É a primeira ampliação da quantidade de estações desde que o sistema foi criado em Pernambuco, em outubro de 2011. 



E, também como pré-definido, são alguns bairros das Zonas Norte e Oeste do Recife que receberão as novas estações. As unidades já começaram a ser instaladas e, até a segunda-feira (5/4), depois do feriado da Semana Santa, a promessa da Tembici é que as dez estejam funcionando. São mais 100 bicicletas novas lançadas no sistema, que já teve mais de 3 milhões de viagens na RMR.

MARIA EDUARDA GAZAL/DIVULGAÇÃO
Algumas estações também foram relocadas para melhorar a eficiência do serviço. O Terceiro Jardim de Boa Viagem, por exemplo, ganhou uma unidade - MARIA EDUARDA GAZAL/DIVULGAÇÃO


As estações estão distribuídas nos bairros de Casa Amarela (que ganhará a maioria - 4), Tamarineira (1), Parnamirim (1), Madalena (2) e Água Fria (2). As novas localizações, como explica a Tembici, foram escolhidas para complementar a integração - ou pelo menos tentar - das bikes públicas com o transporte público na RMR, tendo sido aprovados pelo Escritório da Bicicleta, colegiado que traça o caminho da ciclomobilidade em Pernambuco. O escritório é composto por representantes do poder público (Estado e municípios da RMR) e representantes da sociedade civil.

Expansão chega para compensar um pouco o último reajuste do Bike PE

“O projeto Bike PE tem proporcionado melhores condições no deslocamento das pessoas, levando Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes para o caminho das cidades inteligentes. No último ano, 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que só comprova que cada vez mais pessoas estão utilizando a bike como meio de transporte. E que, além de contribuir com o afastamento social durante a pandemia, é um modal sustentável, econômico e prático”, destacou Nicole Barbieri, gerente regional da Tembici.

Thiago Lucas/ Artes JC
Confira onde estão localizadas as novas estações - Thiago Lucas/ Artes JC


YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Entre as mudanças autorizadas em 2020, o plano de três dias foi extinto e criada a viagem avulsa de 30 minutos, no valor de R$ 3,40. Bikes também passaram a ser liberadas por QRcode - YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
MARIA EDUARDA GAZAL/DIVULGAÇÃO
Prometida expansão chega depois que serviço teve preços reajustados em novo contrato - MARIA EDUARDA GAZAL/DIVULGAÇÃO
MARIA EDUARDA GAZAL/DIVULGAÇÃO
Sistema Bike PE ganha expansão após dez anos de operação na RMR - MARIA EDUARDA GAZAL/DIVULGAÇÃO

Tags

Autor