CICLOMOBILIDADE

Bike PE retoma plano para os estudantes, mas com restrição de gratuidade

Estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino, do Prouni e os alunos cotistas da UPE que tiverem um cartão VEM ativo terão direito à gratuidade total. Os outros estudantes terão parcial, de 50%

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 19/10/2020 às 17:49
Notícia

GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
O fim da gratuidade total para todos os estudantes implicará que os que tiverem que pagar 50% do plano tenham um cartão de crédito, o que poderá limitar o acesso de muitos usuários - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

O sistema de bicicletas públicas compartilhadas, Bike PE, retomou desde esta segunda-feira (19) os planos para os estudantes utilizarem as bikes na capital, em Olinda e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A gratuidade, no entanto, está limitada. Não será integral para todos os estudantes, como acontecia antes do início da pandemia do coronavírus. Apenas a rede pública de ensino, os alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e os cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) não pagarão. Os outros estudantes terão direito a uma gratuidade parcial, de 50% do valor do plano.

CONFIRA OUTRAS MUDANÇAS DO BIKE PE

A mudança já era prevista, foi anunciada em reportagem da Coluna Mobilidade e fez parte da remodelagem do sistema, licitado no fim de 2019 pelo governo do Estado com apenas uma empresa concorrente - a Tembici, que desde 2017 opera o sistema com o patrocínio do Banco Itaú Unibanco e foi responsável por promover uma indiscutível modernização e qualificação do sistema, apesar de não expandi-lo. Segundo a Tembici, os planos estudantis estavam inativos desde o dia 25 de março por determinação do governo de Pernambuco para evitar a proliferação da covid-19. Com a retomada gradativa das aulas presenciais e o avanço das etapas do plano de convivência com a doença, o Estado decidiu liberar a ativação.

 

Thiago Lucas/ Artes JC
As principais mudanças - Thiago Lucas/ Artes JC

Tem direito ao plano gratuito, chamado de Plano Estudante Integral, os estudantes de instituições públicas estaduais e municipais de ensino, estudantes do Prouni e os alunos cotistas da UPE que tiverem um cartão VEM ativo - cartão utilizado no transporte público da RMR. A segunda opção para os estudantes é o Plano Estudante Parcial, que dá direito a 50% de desconto nos planos. Podem utilizá-lo os estudantes de instituições públicas federais (como a UFPE e UFRPE, por exemplo) ou privadas do ensino fundamental, médio ou universitário, maiores de 18 anos, e também com o VEM ativo. Outra mudança é que os planos agora têm validade de seis meses

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Para reativar ou adquirir planos, os estudantes terão que enviar, por whatsapp, a declaração de vínculo com a instituição de ensino assinada ou com autenticação online do período vigente, documento oficial com foto, cartão de crédito e o cartão VEM Estudante ou VEM Passe Livre válidos. O número para envio é: (11) 96845-2422 - Foto: Guga Matos/JC Imagem

COMO REATIVAR OU FAZER O PLANO
O fim da gratuidade total para todos os estudantes implicará que os que tiverem que pagar 50% do plano tenham um cartão de crédito, o que poderá limitar o acesso de muitos usuários. O cartão é necessário para a cobrança do tempo de uso excedente aos 60 minutos por viagem em dias úteis e sábados e, aos domingos, feriados nacionais, estaduais e municipais, 120 minutos por viagem.

Para reativar ou adquirir planos, os estudantes terão que enviar, por whatsapp, a declaração de vínculo com a instituição de ensino assinada ou com autenticação online do período vigente, documento oficial com foto, cartão de crédito e o cartão VEM Estudante ou VEM Passe Livre válidos. O número para envio é: (11) 96845-2422.

Guga Matos/JC Imagem
Outra mudança é que os planos agora têm validade de seis meses - Guga Matos/JC Imagem

CRESCIMENTO
Apesar da redução da gratuidade, a expectativa é de que a adesão aumente ao sistema, que vem retomando o número de viagens. As viagens cresceram 205% de junho para julho e 142% de julho para agosto.

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias