COLUNA MOBILIDADE

Recife amplia malha para bicicletas a conta gotas e evita os grandes corredores viários

A impressão é de que é um mero cumprimento de implantação de infraestrutura, mesmo que não tenha muita utilidade para quem usa a bicicleta como transporte

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/05/2021 às 17:27 | Atualizado em 31/05/2021 às 16:09
Notícia
X

Quem pedala não irá reclamar, de jeito nenhum, da ampliação da infraestrutura para bicicleta na cidade do Recife. Quanto mais, melhor. Mas é difícil não olhar com desconfiança a expansão pulverizada que a Prefeitura do Recife vem fazendo da malha cicloviária na gestão João Campos (PSB). Na verdade, essa estratégia já vinha sendo adotada ainda com Geraldo Julio (PSB) e segue na nova gestão. O anúncio de mais 10 quilômetros de ciclofaixas da cidade é um exemplo.

Confira a reportagem UM OUSADO PLANO PARA A BICICLETA NO RECIFE

Confira o especial multimídia O EXEMPLO DE FORTALEZA

Confira o especial multimídia ELES SÓ QUERIAM PEDALAR

A impressão que fica é que, ao anunciar uma extensão tão pequena - quando consideramos que são trechos de um, dois e três quilômetros -, o prefeito está mais preocupado em garantir mídia do que em criar uma infraestrutura conectada e segura para que as pessoas possam usar a bicicleta como veículo de transporte diário. Até porque muitas dessas novas rotas não estão em vias de tráfego intenso e que exigem uma infraestrutura de segurança para o ciclista.

Diego Nigro/PCR
Ciclofaixa está sendo implantada na Ponte da Boa Vista (Ponte de Ferro), onde a maioria dos "veículos" já são bicicletas. Quem pedala quer infraestrutura em vias como Agamenon Magalhães, Caxangá e Viaduto Capitão Temudo, por exemplo - Diego Nigro/PCR

A impressão, novamente, é de que o que importa é contar os quilômetros até alcançar a promessa de campanha - 100 km em quatro anos. Seria um mero cumprimento de infraestrutura, mesmo que não tenha utilidade para quem pedala. Vejamos o caso da Ponte da Boa Vista, mais conhecida como Ponte de Ferro, por exemplo. Ali seria um dos últimos lugares necessários para se implantar uma ciclofaixa porque os ciclistas que a utilizam conseguem circular com segurança, já que o volume de veículos é pequeno - ela conecta duas ruas de pedestres!!!

Confira a reportagem CICLOMOBILIDADE SEGURA DEPENDE DE VISÃO METROPOLITANA

Aliás, um terço dos “veículos” que passam na Ponte de Ferro já são bicicletas, segundo dados do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) levantados para o Plano de Mobilidade Urbana do Recife. O plano, aliás, estava quase finalizado pela gestão Geraldo Julio e até agora não teve nenhuma retomada pela nova gestão municipal. A melhor notícia no pacote de 10 km de ciclofaixas que a PCR anunciar é a implantação da Ciclofaixa Rua do Futuro, reivindicação antiga dos cicloativistas sempre rejeitada pelas gestões municipais. Mesmo tendo apenas 1km de extensão, ligará o Parque da Jaqueira à Ciclofaixa Amélia, que vai até a área central da cidade.

Mais uma vez destacamos que nenhum ciclista vai reclamar de ciclofaixas, ciclovias e até de ciclorrotas. E que o Recife avançou na expansão da malha - serão 16 km entregues desde o início da nova gestão e um crescimento de 525% entre 2013 e 2021, totalizando quase 150 km em toda a cidade. Mas o Recife precisa mesmo é de infraestrutura para bicicletas em vias como a Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Caxangá, Avenida Abdias de Carvalho, Viaduto Capitão Temudo, Avenida Norte, entre outros grandes corredores que fazem a conexão da cidade.

Marcos Pastich/PCR
A impressão, novamente, é de que o que importa é contar os quilômetros até alcançar a promessa de campanha - 100 km em quatro anos - Marcos Pastich/PCR

Os 10 km anunciados nesta quarta-feira (19/5) pelo prefeito João Campos são:

- Ciclofaixa Santo Antônio, com 1 km de extensão, que vai interligar os bairros da Boa Vista e de Santo Antônio e agregará, também, um espaço inovador de área compartilhada entre ciclistas e pedestres na Rua Nova
- Ciclofaixa Lindolfo Collor, na Zona Oeste do Recife, que terá 2 km de extensão e fará a conexão com a Reitoria da UFPE, além de outros pontos de interesse nas proximidades.
- Esse equipamento também se interligará com a nova Ciclofaixa CDU/UFPE, que terá 3 km e ficará próxima ao Terminal Integrado CDU, aumentando a integração intermodal.
- A Ciclovia Beberibe, na Zona Norte, será entregue com 2 km de extensão na nova via.
- A Ciclofaixa Hipódromo, também na Zona Norte, terá 1 km de extensão e se conectará aos bairros do Rosarinho e Torreão.
- A Ciclofaixa Rua do Futuro, com 1 km de extensão, ligará o Parque da Jaqueira à Ciclofaixa Amélia, que vai até a área central da cidade.

Tags

Autor