Revólver, que foi usado para matar motorista e ferir passageiro, é principal prova da tentativa de assalto a ônibus no Grande Recife
Os dois suspeitos já tinham passagem pela polícia. Um por tráfico de drogas e outro por violência doméstica. Mas, segundo a Polícia Civil, nenhum deles havia sido preso por assalto a ônibus
Um revólver calibre 38 é a principal prova da Polícia Civil para identificar e responsabilizar os dois homens suspeitos de matar um motorista de ônibus e deixar gravemente ferido um passageiro durante tentativa de assalto na noite de segunda-feira (7/6), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Os detalhes da prisão dos dois suspeitos pelos crimes de latrocínio e tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) foram apresentados pelos policiais na manhã desta quarta-feira (9/6).
Os assaltos a ônibus têm aumentado no Estado e, principalmente, na Região Metropolitana do Recife, em 2021
A prisão dos dois homens, identificados pela Polícia Civil apenas pelos vulgos de “Vanvan” e “Bolofi” - a polícia justifica que devido à lei de abuso de autoridade não pode divulgar os nomes dos envolvidos -, teria acontecido no dia seguinte ao crime e realizada pela equipe da 11ª DPH de Jaboatão dos Guararapes. Os suspeitos foram presos e autuados em flagrante e seguem no aguardo do resultado da audiência de custódia telepresencial na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.
Os dois já tinham passagem pela polícia. Um por tráfico de drogas e outro por violência doméstica. Mas, segundo a Polícia Civil, nenhum deles havia sido preso por assalto a ônibus. “Caso a segunda vítima, que está em estado grave, venha a falecer, a acusação contra os dois presos ficará ainda mais grave. Os dois confessaram o crime”, afirmou o delegado Vitor Hugo Rodon, titular da DP da Muribeca. O disparo contra as vítimas teria sido feito pelo suspeito identificado como “Bolofi”.
ENTENDA O CRIME
Os dois homens foram presos suspeitos de participar de uma tentativa de assalto a ônibus que resultou na morte do motorista de ônibus Gilberto Joaquim de Santana, 42 anos, e em ferimentos graves no soldado do Exército Gilberto Joaquim de Santana, que segue internado em estado grave no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. O crime aconteceu na Estrada da Muribeca, a PE-17, em Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com informações repassadas pela polícia, dois suspeitos armados se passaram por passageiros antes de anunciar o assalto. O soldado teria reagido e segurado o braço de um dos homens, que ainda assim conseguiu efetuar três disparos de arma de fogo. Dois tiros atingiram o militar, sendo um deles na cabeça. O terceiro atingiu o motorista Gilberto Joaquim de Santana, que havia largado do trabalho e estava voltando para casa. O motorista morreu na hora.
Soldado do Exército segue em estado grave na UTI do HR
É grave o estado de saúde do soldado do Exército baleado durante a tentativa de assalto a ônibus. Após ser ferido, o homem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada, no Ibura, Zona Sul do Recife, e transferido para o HR.