COLUNA MOBILIDADE

Tentativa de assalto a ônibus que deixou motorista morto e passageiro ferido é alerta para a Segurança Pública de Pernambuco

Números da SDS já vinham mostrando um crescimento das ocorrências nos ônibus do Grande Recife em 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 08/06/2021 às 12:21 | Atualizado em 08/06/2021 às 18:07
Notícia
X

A tentativa de assalto a um ônibus na noite dessa segunda-feira (7), que deixou um motorista morto e um passageiro ferido gravemente - o soldado do Exército está na UTI entre a vida e a morte -, é um alerta à segurança pública de Pernambuco de que a violência no transporte público precisa de atenção porque está voltando a subir. Números da própria Secretaria de Defesa Social (SDS) já vêm mostrando essa tendência em 2021. Em meados de maio, o JC apontou um crescimento nas investidas de 77,5% de março para abril no Estado. O cenário se repetiu na Região Metropolitana do Recife com um pouco mais de gravidade: um aumento de 84% nos registros. E até janeiro deste ano era de queda.

Assaltos a ônibus têm aumento no Grande Recife e em todo Estado de Pernambuco

Soldado do Exército é baleado e motorista morre em tentativa de assalto a ônibus na Estrada da Muribeca, em Jaboatão

Com estado de saúde grave, soldado do Exército baleado em tentativa de assalto a ônibus é intubado na UTI do HR

Na época, a SDS argumentou que ainda era cedo para fazer dizer que o aumento era fato, porque tinham sido oscilações pontuais. Talvez. Mas o episódio em Jaboatão dos Guararapes desconstrói esse argumento e, o que é pior, assusta a população que depende do sistema de transporte público para ir e vir. Ainda mais quando lembramos que a PE-017, mais conhecida como Estrada da Muribeca, é um dos corredores clássicos das investidas criminosas aos ônibus. E mesmo assim os ladrões ousam.

 

REPRODUÇÃO
Assaltos a ônibus em PE - REPRODUÇÃO

REPRODUÇÃO
Assaltos a ônibus em PE - REPRODUÇÃO

Pouco importa se o motorista - que estava de folga, voltando para casa - e o passageiro reagiram ao assalto - sabemos que nunca se deve reagir. O fato é que houve a tentativa de assalto. Sabemos que a SDS vive momentos turbulentos com o desmonte do seu comando e da liderança da principal força de qualquer Estado no policiamento preventivo - a Polícia Militar -, mas é preciso reagir e agir rapidamente. Quem vive a segurança e também o sistema de transporte público sabe que os assaltos a ônibus são sazonais e diretamente relacionados com a crise econômica - fato constante no Brasil e ainda mais potencializado com a pandemia de covid-19 (somos 14 milhões de desempregados no País).

Reprodução/TV Jornal
Assalto aconteceu no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes - Reprodução/TV Jornal

Tags

Autor