COLUNA MOBILIDADE

Mudanças à vista no trânsito de Camaragibe, no Grande Recife

Um conjunto de intervenções, entre elas a reabertura da rotatória que conecta a Estrada de Aldeia à Avenida Belmino Correia, estão sendo estudadas e devem começar a ser implementadas em setembro deste ano

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Roberta Soares

Publicado em 29/07/2021 às 16:38 | Atualizado em 29/07/2021 às 16:39
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O trânsito de Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, poderá passar por mudanças. Depois de provocado pela gestão municipal, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) começou a analisar alterações na circulação das rodovias PE-05 (mais conhecida como Avenida Belmino Correia ) e PE-27 (conhecida como Estrada de Aldeia). A principal delas seria a reabertura da rotatória que liga as duas PEs, ao lado da Praça Maria Amazonas, na entrada da cidade. Se vingar, a intervenção facilitará a circulação de veículos e fará com que os moradores da cidade ganhem tempo em seus deslocamentos.

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Isso porque, com a rotatória fechada, os condutores que hoje trafegam pela Avenida Belmino Correia e querem acessar a PE-27, precisam ir até próximo ao limite com o Recife (na Avenida Caxangá) para fazer o retorno. Se o equipamento fosse reaberto, o giro seria livre. Há, no entanto, a possibilidade de impacto no tráfego de saída da Avenida Belmino Correia, um corredor de transporte público, inclusive com a operação de veículos BRTs do Corredor Leste-Oeste. Por isso, esses possíveis impactos estão sendo estudados pela Prefeitura de Camaragibe. “Contratamos uma empresa para fazer esse projeto executivo. Será ele que identificará esses impactos da reabertura da rotatória, assim como das outras intervenções na área. Estamos planejando algumas mudanças que prevêem a inversão do trânsito de ruas e avenidas”, explica o secretário-adjunto de Mobilidade de Camaragibe, Josemir Rufino.

ARTES JC SOBRE MAPA DO GOOGLE MAPS
Localização da PE-005: Avenida Belmino Correia - ARTES JC SOBRE MAPA DO GOOGLE MAPS

Segundo a prefeitura, as mudanças atendem a uma demanda da população para dar mais fluidez ao trânsito no local - onde passam diariamente cinco mil veículos -, e acabar com a necessidade de ir até o Recife para fazer um retorno simples à Camaragibe. “Tivemos a oportunidade de apresentar nossos projetos ao presidente do DER, Maurício Canuto, e ainda levá-lo, junto com seus diretores, aos locais específicos onde as ações precisam ser executadas. Com a volta desse giradouro, que é uma demanda gritante e antiga do nosso povo, vamos melhorar o trânsito no local. Essa é uma questão que deve ser tratada com atenção. A primeira etapa das intervenções iniciará em setembro e faz parte do grande projeto de mobilidade que a gestão implantará ainda este ano, com recursos já garantidos por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Sílvio Costa Filho”, afirmou a prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos), após reunião realizada esta semana.

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Localização da PE-005: Avenida Belmino Correia - ARTES JC SOBRE MAPA DO GOOGLE MAPS

Durante a reunião também foi debatido o projeto que prevê tornar mão única no sentido Aldeia o início da PE-27, nas imediações da Praça Maria Amazonas até a Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins; uma paralela à Avenida Belmino Correia; um novo acesso direto do Bairro dos Estados à PE-05, sentido centro de Camaragibe; e uma saída nas imediações do TRE-PE para o tráfego dos veículos dos Bairros de Nazaré, Inabi, Primavera, Vale das Pedreiras e São Pedro, direto ao Recife.

Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
Reabertura da rotatória é uma antiga demanda da população e facilitará a circulação de veículos, evitando que motoristas precisem ir até próximo ao limite com o Recife (na Avenida Caxangá) para fazer o retorno - Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe

O DER informou que irá analisar os estudos e os projetos de engenharia das alterações no trânsito que estão sendo elaborados pela Prefeitura de Camaragibe. E que a viabilidade das mudanças sugeridas será realizada juntamente com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), levando em conta as normas técnicas de engenharia de tráfego, além do impacto positivo ao trânsito local.

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