COLUNA MOBILIDADE

Faixa Azul da Agamenon Magalhães terá fiscalização eletrônica a partir do dia 30 de agosto

Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são notificados

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 24/08/2021 às 22:54
Notícia
X

A fiscalização na Faixa Azul da Avenida Agamenon Magalhães, no Centro do Recife, será reforçada. O corredor é uma das principais vias do grande Recife. Segundo a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), além dos agentes de trânsito, serão utilizados também aparelhos eletrônicos. A medida tem o objetivo de garantir a prioridade para o transporte público na Avenida.

A Prefeitura do Recife informou que os novos equipamentos passarão a atuar a partir da segunda-feira (30). Atualmente, o Recife conta com 62 quilômetros (km) de faixas exclusivas para ônibus, sendo 40 km implantados a partir de 2013.

Ao todo, serão 14 equipamentos de fiscalização eletrônica implantados nos dois sentidos, ao longo da primeira etapa, com 4 km, que tem início na altura do Hospital Português e segue até as proximidades do Viaduto da Avenida João de Barros. Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são multados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados.

O levantamento da CTTU aponta que a Faixa Azul da Avenida Governador Agamenon Magalhães beneficia, diariamente, mais de 250 mil passageiros que trafegam nas 64 linhas de ônibus que circulam na via diariamente. Mais pessoas que os veículos particulares, que transportam, em média, 150 mil passageiros na avenida, apesar de ocupar mais espaço.

“Nosso objetivo é garantir que a Faixa Azul seja respeitada para que os cidadãos que estão no transporte público tenham o tempo de viagem reduzido, ganhando mais qualidade de vida. Essa é uma diretriz do próprio Código de Trânsito Brasileiro: priorizar o coletivo em vez do individual”, destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU. 

De acordo com a pesquisa de origem e destino desenvolvida pelo Instituto Pelópidas Silveira, mais de 78% dos recifenses vão ao trabalho utilizando um dos seguintes modais: transporte público, bicicleta ou a pé, o que revela a importância das faixas azuis na cidade.

Tags

Autor