COLUNA MOBILIDADE

Faixa Azul para os ônibus será ampliada na Agamenon Magalhães, no Recife

Prefeitura anunciou que o equipamento ganhará mais 3,2 quilômetros e chegará próximo ao limite com Olinda

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 29/06/2021 às 17:15 | Atualizado em 29/06/2021 às 17:16
Notícia
X

A Faixa Azul da Avenida Agamenon Magalhães, eixo viário estrutural do Recife, será ampliada. Ganhará mais 3,2 quilômetros, passando a ter 7,2 km de extensão - considerado os dois sentidos da via. A ampliação, segundo anunciou a Prefeitura do Recife, começou a ser sinalizada no corredor nesta terça-feira (29/6).



A expansão terá início após o Viaduto da Independência (sobre a Avenida João de Barros), nas proximidades da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro, e terminará nas imediações do Shopping Tacaruna, no mesmo bairro. Na verdade, essa já deveria ser a extensão do equipamento quando foi implantado, um ano atrás. O município, inclusive, anunciou a ampliação da faixa exclusiva em comemoração à data.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A expansão terá início após o Viaduto da Independência (sobre a Avenida João de Barros), nas proximidades da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro, e terminará nas imediações do Shopping Tacaruna, no mesmo bairro - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) , a Faixa Azul da Agamenon Magalhães beneficia, atualmente, 135 mil passageiros e 11 linhas de ônibus que circulam na área. O novo trecho do corredor exclusivo será implantado na pista central da avenida, continuando o percurso anterior. Com essa nova implantação, o Recife chegará à marca de 65 km de corredores exclusivos - 45 km feitos pelas gestões do PSB e 20 km que já existiam.

"Implantar a Faixa Azul da Agamenon Magalhães foi um marco na nossa cidade e agora completamos um ano com o benefício em uma das nossas principais avenidas. Então ampliar ainda mais esse equipamento é um posicionamento essencial de continuação de um projeto que tem dado certo para diminuir o tempo de viagem de tantos trabalhadores que utilizam o transporte público diariamente", destacou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

ARTES JC
JC-CID0627_AGAMENON_FAIXAAZUL_blog - ARTES JC

Embora não tenha câmeras para autuar os motoristas que não respeitam as regras de circulação em trechos dos equipamentos, a CTTU garante que a partir do dia 19 de julho terá início a fiscalização. Para quem não sabe, é possível usar a Faixa Azul apenas para acessar lotes nas margens das vias e, no caso da Agamenon, as agulhas de acesso às pistas locais. Mas esse uso só pode ser por até dois quarteirões.

COBRANÇA POR MAIS FAIXAS AZUIS

No último domingo (27/6), o JC cobrou a ampliação dos equipamentos na cidade. Mostrou que as Faixas Azuis pararam no tempo. Símbolo da gestão do ex-prefeito Geraldo Julio, viraram assunto morto na capital. Nem mesmo a pandemia de covid-19 fez com que a prefeitura aproveitasse a oportunidade de ampliar o projeto, que foi um marco para a prioridade viária do transporte coletivo sobre o individual não só na capital, mas em toda a Região Metropolitana do Recife. Atualmente, são nove equipamentos em toda a cidade, implantados entre 2013 e 2020, que totalizam 45 quilômetros de extensão - contabilizando a ampliação da Agamenon Magalhães.

O equipamento da Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte da capital e anunciado pelo ex-secretário de Mobilidade do Recife, João Braga, por exemplo, não tem qualquer previsão de sair do papel. Há informações extraoficiais, inclusive, de que foi engavetado.

LEIA A REPORTAGEM

Cadê as Faixas Azuis para os ônibus no Recife?

Tags

Autor