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Novas bicicletas do Bike PE, prometidas desde a expansão em 2021, começam a chegar ao Recife

O sistema teve a ampliação de dez estações ainda no início de 2021, mas as cem bicicletas prometidas não chegaram. Agora, o Estado conseguiu mais 60, que estão sendo entregues nesta quarta-feira (2/2)

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Roberta Soares

Publicado em 02/02/2022 às 12:57 | Atualizado em 03/02/2022 às 17:30
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Quem utiliza o Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas que funciona no Recife e pontualmente em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deverá ter menos dificuldades para conseguir uma bike nos próximos dias - o que vinha sendo bastante comum, principalmente nos fins de semana. Parte das bicicletas que deveriam ter sido ofertadas desde a expansão do sistema, ainda no início de 2021, começaram a chegar nesta quarta-feira (2/2) ao Recife. Inicialmente, serão 60 novas bicicletas.

A expansão do Bike PE previa 100 novas bicicletas nas dez estações implantadas após dez anos sem qualquer ampliação do serviço. Mas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) - responsável pela gestão pública do sistema -, o Estado conseguiu o incremento de mais 60 bikes. Assim, o Bike PE contará com mais 160 bicicletas que serão acrescidas às 800 já em operação no Grande Recife.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
As dez novas estações, de fato, foram implantadas no sistema, mas as bicicletas que deveriam acompanhá-las não chegaram na época - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

As primeiras 60 bikes estão sendo entregues ainda nesta quarta (2/2), em cerimônia com a Tembici e o banco Itaú - os operadores e financiadores do projeto, respectivamente - no Marco Zero, no Bairro do Recife. Já as outras 100 bicicletas deverão chegar ao sistema até o dia 30 de abril, segundo garantia da Seduh. As 60 primeiras irão atender às estações localizadas na área central da capital: Bairro do Recife, Boa Vista, Santo Antônio e Santo Amaro. As outras 100 serão redistribuídas por todo o sistema. Segundo a Seduh, o governo do Estado fez muita pressão sobre a Tembici e o Itaú para conseguir ampliar o número de bicicletas além do que já era previsto para as dez novas estações da ampliação de 2021. Pesou a melhoria no sistema, provocada pela alta demanda nos feriados e fins de semana.

BIKE PE

ENTENDA O QUE HOUVE

Para quem não lembra, a expansão do Bike PE foi anunciada pelo governo de Pernambuco, a Tembici e o Itaú, mas não aconteceu como deveria. As dez novas estações, de fato, foram implantadas no sistema, mas as bicicletas que deveriam acompanhá-las não chegaram. O JC chegou a anunciar a expansão na época, mas nem a Tembici nem a Seduh informaram que as bicicletas não chegariam.

A expansão do Bike PE, vale destacar, além de demorada, foi tímida. Em abril de 2021, como prometido e determinado na renovação do contrato de prestação de serviço entre o Itaú Unibanco, a Tembici e o poder público, o Bike PE foi expandido. Ganhou dez novas estações, sendo a primeira ampliação desde que o sistema foi criado em Pernambuco, em outubro de 2011. A expansão chegou a apenas alguns bairros das Zonas Norte e Oeste do Recife. Lembrando que, até abril deste ano, o sistema já tinha registro de mais de 3 milhões de viagens no Recife e nas duas cidades em que tem poucas estações: Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana.

As estações foram distribuídas nos bairros de Casa Amarela (que ganhou a maioria - 4), Tamarineira (1), Parnamirim (1), Madalena (2) e Água Fria (2). As novas localizações, como explicou a Tembici na época, foram escolhidas para complementar a integração - ou pelo menos tentar - das bikes públicas com o transporte público na RMR, tendo sido aprovados pelo Escritório da Bicicleta, colegiado que traça o caminho da ciclomobilidade em Pernambuco. O escritório é composto por representantes do poder público (Estado e municípios da RMR) e representantes da sociedade civil.

Thiago Lucas/ Artes JC
Confira onde estão localizadas as novas estações - Thiago Lucas/ Artes JC


Com certeza, essa falha do processo de expansão é a principal razão para as queixas e reclamações cada vez mais frequentes entre os usuários do Bike PE - pontualmente nos fins de semana e, principalmente, aos domingos e feriados. Muitos têm enfrentado dificuldades para conseguir uma bicicleta nos dias mais concorridos, situação que lembra o passado do sistema, quando ele começou a definhar com uma operação irregular e nada confiável. Na época, ele era operado pela pernambucana Serttel, e foi abandonado pelo governo de Pernambuco e pelo Itaú. Logo na sequência, o sistema foi assumido pela Tembici e melhorou infinitamente. Mas a pouca oferta de bikes tem comprometido a qualidade do serviço.
O Bike PE funciona no Recife, em Olinda e em Jaboatão dos Guararapes. Das 100 estações, mais de 80 estão na capital pernambucana. No último ano, 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que comprova o uso cada vez maior da bicicleta como transporte.

RESULTADOS

As laranjinhas, que já registram mais de 3 milhões de viagens no sistema, vêm contribuindo desde 2014 com a mobilidade da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes para o caminho das cidades inteligentes. Além disso, 360 toneladas de CO2 foram evitadas, sendo que para cada tonelada é necessário o plantio de aproximadamente sete árvores. Levantamento realizado pela Tembici, no Recife, trouxe dados relevantes que reforçam o aumento do interesse e da aderência das pessoas ao uso da bicicleta. A pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados passaram a pedalar mais desde o início da pandemia e 88% querem utilizar ainda mais o modal em 2022.

Seduh/Divulgação
Bicicletas do Bike PE, que deveriam ter sido entregues ainda no início de 2021, chegam ao Recife - Seduh/Divulgação
Seduh/Divulgação
Bicicletas do Bike PE, que deveriam ter sido entregues ainda no início de 2021, chegam ao Recife - Seduh/Divulgação

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