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Apesar dos problemas, gestão municipal tem resultados positivos

A segurança viária, sem dúvida, melhorou nas ruas da capital, com mais espaço seguro para a bicicleta e o pedestre

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Roberta Soares

Publicado em 06/03/2022 às 7:40 | Atualizado em 15/03/2022 às 12:51
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Apesar das reclamações da população sobre a pouca presença e investimentos do poder público na gestão do trânsito, a Prefeitura do Recife tem resultados positivos para mostrar. Isso é fato. A segurança viária, sem dúvida, melhorou nas ruas da capital, com mais espaço seguro para a bicicleta e o pedestre. Principalmente desde 2020, quando a cidade passou a receber a consultoria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), organização especializada em políticas públicas, que atua em mais de 480 cidades pelo mundo e é referência na orientação e qualificação das gestões públicas sobre segurança viária.

Confira a série Trânsito travado:

Os bairros do Recife onde o trânsito é mais perigoso

Tecnologia fica a desejar na gestão do trânsito

 

Guga Matos/JC Imagem
O JC entrou nos cinco bairros do Recife que mais tiveram sinistros de trânsito com vítimas, a abordagem que mais importa sob a ótica da segurança viária - Guga Matos/JC Imagem

O caminho é longo e os problemas ainda estão por toda parte - inclusive além dos cinco bairros mostrados nesta reportagem. Mas as reduções obtidas - mesmo pequenas - mostram que o Recife caminha na direção certa. Pelos dados do Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, divulgado recentemente pela prefeitura, entre 2017 e 2020, o Recife apresentou uma redução de feridos no trânsito de 11,3% (2.140 para 1.897). Entre as mortes, a redução no mesmo período foi de 29% (153 para 109).

Anteriormente, a capital já tinha alcançado a Meta Global de Acidentes de Trânsito, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), de reduzir em mais de 50% o número de óbitos no trânsito entre 2010 e 2020. Apenas cinco capitais no Brasil alcançaram a meta: São Paulo (-72,5%); Aracajú (-57,8%); Fortaleza (-51,2%); Recife (-50,4%) e Rio Branco (-50,0%)

ARTES JC
Trânsito - ARTES JC

Entre 2017 e 2020 o Recife também conseguiu ficar abaixo da meta nacional de mortes no trânsito, com 6,59 mortes por 100 mil habitantes. No Brasil, a média em 2020 foi de 14,7 por 100 mil habitantes. Mas, apesar dos dados positivos, os sinistros de trânsito seguem entre as dez principais causas de óbito na capital pernambucana.

INVESTIMENTOS

A gestão municipal também detalhou os investimentos. Em 2021, investiu mais de R$ 8 milhões em serviços de sinalização viária com implantação e manutenção de ciclofaixas, faixas azuis, faixas de pedestres e placas de sinalização. Grandes corredores da cidade foram beneficiados.

Guga Matos/JC Imagem
Embora o Recife ainda não tenha semáforos inteligentes, a gestão municipal diz que investe em fiscalização eletrônica. Que gasta, mensalmente, R$ 576 mil com os contratos de equipamentos e que seguirá ampliando a presença deles nas ruas e avenidas - Guga Matos/JC Imagem


Mais de 25 áreas escolares receberam manutenção de sinalização específica para pedestres, com aviso sobre escolas e crianças nas proximidades. Mais de 1 mil faixas de pedestres também foram requalificadas ou implantadas.

Confira a série de reportagens Por um novo transitar

No que diz respeito à fiscalização e operação de trânsito, a CTTU possui 611 agentes de trânsito credenciados e investe, mensalmente, R$ 400 mil no Projeto Orientadores de Trânsito, que dispõe de 181 orientadores e, ainda, veículos para viabilizar as operações de trânsito (carros e motocicletas), além de dois painéis de mensagem variável para orientar os condutores nos esquemas especiais de trânsito.

E, em relação à fiscalização eletrônica, a CTTU investe, mensalmente, R$ 576 mil nos contratos de equipamentos de fiscalização eletrônica, que incluem fiscalização de infrações como excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres, avanço de semáforos e desrespeito à faixa azul.

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Trânsito - ARTES JC

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