Conheça o "metrô subterrâneo" de Elon Musk que começou a operar em Las Vegas
No fim de 2021, a companhia de túneis de Elon Musk, a Boring Company, recebeu a autorização para seu maior projeto já realizado: uma série de túneis embaixo da principal avenida da cidade, a Las Vegas Strip
A proposta - polêmica desde sua concepção, é importante avisar de cara - é semelhante a um metrô subterrâneo. Mas com uma grande diferença: feito apenas para automóveis, o que no mundo atual - pós pandemia provocada pelos danos ambientais - já surge sob constante e fundamentados questionamentos.
E, nesse caso, uma estrutura subterrânea criada para os carros elétricos da Tesla, a montadora de Elon Musk.
Musk é CEO e fundador de duas das empresas mais inovadoras e disruptivas do mercado atualmente: a Tesla e a SpaceX, empresa de exploração espacial que, em 2021, realizou o primeiro voo ao espaço com civis da história.
Além disso, no dia 25/4, Musk comprou nada menos do que o Twitter por US$ 44 bilhões.
A rede subterrânea para os carros elétricos começou a operar em Las Vegas - e representantes do JC a conheceram.
No fim de 2021, a companhia de túneis de Elon Musk, a Boring Company, recebeu a autorização para seu maior projeto já realizado: uma série de túneis embaixo da principal avenida da cidade, a Las Vegas Strip.
A aprovação foi dada pelo distrito de Clark, no Estado de Nevada. A proposta é criar um sistema para transportar passageiros pela cidade através de Teslas. Inicialmente, a ideia era ter veículos autônomos, mas os veículos agora são dirigidos por motoristas humanos.
A Boring Company defende que o projeto é reduzir o congestionamento nas cidades ao construir rodovias subterrâneas, onde frotas de Teslas fariam o transporte de pessoas.
Mas críticos condenam o projeto, afirmando que ideia é uma versão pior de um metrô.
VEGAS LOOP
O Vegas Loop, como se chamará a rede subterrânea, terá 51 estações ao redor de Las Vegas e pretende transportar 57 mil passageiros por hora. Essas são as previsões da construtora.
Haverá paradas nos pontos turísticos mais famosos da cidade, como os famosos cassinos ou o novo estádio da cidade. O acesso às estações é feito por escadas rolantes.
E, segundo a mídia de Las Vegas, o Vegas Loop será totalmente financiado com recursos privados da Boring Company. A construtora também pagará parte da receita ao distrito de Clark, a cada quatro meses.
Musk tem apostado bastante no projeto, principalmente porque a liberação em Vegas é uma vitória. Anteriormente, a mesma proposta foi vetada em cidades como Los Angeles e Chicago.
O Vegas Loop é uma aposta para ampliar ainda mais a riqueza do empresário, já que será necessário uma larga frota de veículos Tesla para sustentar o ecossistema criado por Musk.