COLUNA MOBILIDADE

DIA DO CICLISTA: Confira quatro rotas imperdíveis para pedalar no Recife

As rotas passam por estações do Bike PE, facilitando e dando autonomia para quem quer pedalar

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/08/2022 às 8:00
Notícia
X

Confira algumas opções de rotas para pedalar pelo Recife, indicadas pela Tembici, que opera o sistema Bike PE em parceria com o Banco Itaú. A indicação é feita para quem quer aproveitar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira (19/8).

As rotas passam por estações do Bike PE, facilitando e dando autonomia para quem quer pedalar.

ORLA DE BOA VIAGEM

O primeiro trajeto da lista começa em um polo cultural e termina na Praia de Boa Viagem, um dos principais cartões postais do Recife. Com uma série de opções de lazer, cultura e alimentação, o percurso da Orla de Boa Viagem é a escolha ideal para aqueles que planejam conhecer os principais pontos turísticos da capital pernambucana sem abrir mão de pedalar.

Bike PE: pernambucano usa sistema diariamente e integrado com o transporte público

Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking

BAIRRO DO RECIFE

Saindo do Parque da Jaqueira, uma das áreas verdes mais famosas da cidade, o percurso de bicicleta pelo "Recife Antigo", como o Bairro do Recife é popularmente chamado, pode ser feito pela Ciclofaixa da Rua do Futuro, Ciclofaixa da Rua Amélia, seguindo pela Ciclovia Graça Araújo, parte do Eixo Camilo Simões, até chegar ao Boulevard Rio Branco, no Bairro do Recife.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Sinalização das vias para o uso da bicicleta também será analisada pelo IBGE - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

No destino, é possível aproveitar as mesinhas na calçada para finalizar a tarde com vista para o Marco Zero, um dos locais mais bonitos da capital pernambucana. Nesta rota também é possível passar por importantes marcos da cidade como o Museu do Frevo, o Centro Cultural Cais do Sertão, o Marco Zero e o Paço Alfândega.

SÍTIO DA TRINDADE - PARQUE TREZE DE MAIO

No bairro da Casa Amarela, além da oportunidade de conhecer ruínas do Antigo Arraial de Pólvora do Bom Jesus, é possível praticar longas caminhadas na pista de cooper do local. Com uma ciclofaixa disponível para facilitar o trajeto, é possível sair do Sítio da Trindade e seguir para o Parque da Jaqueira, onde a ciclofaixa continua pela Rua do Futuro e se encontra com a Avenida João de Barros, o principal canal de acesso ao Parque Treze de Maio. 

ROTA DOS MERCADÕES

Com estações do BikePE em sete mercados públicos da cidade, a rota dos mercadões é repleta de muita história e arquiteturas únicas, que ajudam a contar um pouco sobre a história do povo e da cultura recifense. Nesse trajeto, o ciclista cruzará com o Mercado da Boa Vista, Mercado da Encruzilhada, Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado de Casa Amarela, Mercado da Madalena, Mercado do Cordeiro e Mercado Novo de Água Fria, todos com estações de bicicletas compartilhadas para facilitar ainda mais o deslocamento entre os mercados.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Ciclovia na nova Orla de Jaboatão dos Guararapes. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Funcionalidade de Rotas

E para proporcionar uma experiência ainda mais completa e eficiente ao pedalar, a Tembici tem a funcionalidade de rotas. A solução apresenta aos ciclistas os melhores trajetos, promovendo a bicicleta como opção acessível de transporte e que interage com a cidade.

Ao utilizar o Bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?”, e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.

DIVIRTA-SE!

Tags

Autor