Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking
Capital pernambucana fica atrás até mesmo de cidades nordestinas como Fortaleza e Salvador
O Recife está ocupando o sétimo lugar no ranking das capitais que mais têm infraestrutura para as bicicletas. O levantamento foi realizado pela Aliança Bike, entidade que congrega o setor de ciclismo e que decidiu manter uma página em seu site com o levantamento mais atualizado da quilometragem de ciclovias e ciclofaixas disponíveis nas capitais.
O Recife aparece com 169 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, ficando atrás de pelo menos duas capitais do Nordeste: Fortaleza (CE), que virou referência em mobilidade no País e já acumula uma malha cicloviária de 411 quilômetros; e Salvador (BA), que tem 308 quilômetros.
Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira
Confira quais as melhores e piores ciclovias e ciclofaixas do Recife
Pelo menos no caso do Recife, o levantamento da Aliança Bike não aponta quantos quilômetros são de ciclofaixas e de ciclovias. A entidade explica que algumas capitais não distinguem os tipos de equipamentos (ou não divulgam).
Mas sabe-se, no entanto, que a capital tem uma malha cicloviária predominantemente de ciclofaixas - estrutura que não protege totalmente o ciclista porque a segregação do tráfego de veículos é parcial, feita apenas com tachões e sinalização.
- Ciclistas vão à Justiça por mais ciclofaixas e ciclovias no Grande Recife
- Recife ganha novas ciclofaixas no Centro e na Zona Norte da cidade. Veja os traçados
- Zona Azul: projeto de lei que previa destinar arrecadação para implantar ciclofaixas no Recife sofre derrota
- Já pensou em patrocinar as ciclofaixas móveis do Recife? Prefeitura está em busca de parceiros. Confira as regras
O equipamento ideal, que mais protege quem pedala, é a ciclovia - quando a segregação é total, com proteção física do tráfego veicular. A malha cicloviária do Recife representaria o equivalente a 10 quilômetros de estrutura para cada 100 mil habitantes (numa comparação com a população da capital, segundo o IBGE (2010), de 1.661.017).
- Novas bicicletas do Bike PE, prometidas desde a expansão em 2021, começam a chegar ao Recife
- Infraestrutura para a bicicleta ainda a desejar na capital e no Grande Recife, oito anos depois de criação do Plano Diretor Cicloviário
- Ciclistas vão ganhar estações de suporte mecânico gratuito para bicicletas no Recife
- Bike PE ganha mais cem bicicletas e tenta reduzir reclamações de usuários
- Dia Mundial da Bicicleta: 42% dos brasileiros não sabem pedalar e maioria não tem bike, aponta pesquisa
Nessa ótica, o Recife fica um pouco acima da média nacional das capitais, que foi de 9,85 quilômetros para cada 100 mil habitantes.
Confira o especial multimídia O EXEMPLO DE FORTALEZA
Confira o especial multimídia ELES SÓ QUERIAM PEDALAR
INFRAESTRUTURA PARA BICICLETAS É RUIM NO PAÍS
Ao todo, o Brasil tem 4.146,38 km de estrutura cicloviária segregada nas capitais, uma média de 153,57 km por cidade e média também de 9,85 km por 100 mil habitantes. No topo do ranking estão São Paulo, com 699,2 km de ciclovias e ciclofaixas; Brasília, com 475 km; Rio de Janeiro, com 450 km; e Fortaleza, com 411 km. Na lanterna estão Macapá, com apenas 18 km; Porto Velho, com 24 km; e Manaus, com 35 km.
"Os números mostram que 55% das capitais brasileiras não têm sequer 100 km de malha cicloviária. E a média de 153 km por cidade é um dado de causar vergonha e indignação, tendo em vista a demanda histórica das cidades brasileiras com todos os ciclistas”, critica a Aliança Bike.
“Ainda que algumas cidades tenham feito investimentos importantes, especialmente nos últimos cinco anos, o cenário como um todo é bastante desanimador. Falta muita vontade política, cumprimento das leis e investimentos mínimos na mobilidade ativa", reforça.
O ranking será atualizado pela Aliança Bike a cada três meses, é a promessa.