COLUNA MOBILIDADE

CNHs SUSPENSAS: confira quantos condutores ficarão sem dirigir em Pernambuco

Habilitações devem ser suspensas no período de até dois anos. Ou seja, em 2022, 2023 e 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 26/08/2022 às 7:00
Notícia
X

Motoristas que extrapolaram o limite de pontuação somada pelas multas, ou que cometeram infrações que têm efeito suspensivo de forma "automática", como é o caso de dirigir sob efeito de álcool ou fazer “pegas”, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

Em Pernambuco, esse número chega a quase 200 mil condutores. O número real, segundo o Detran-PE, é de 167 mil motoristas atualmente no Estado. E todos também terão que passar por um curso de reciclagem para voltar a dirigir.

Já que, segundo o Detran-PE, é praticamente certo que todos esses motoristas terão a habilitação suspensa pelo período de dois meses a um ano, como acontece no caso da alcoolemia (dirigir sob efeito de álcool).

Do total de CNHs, 3 mil habilitações podem ser suspensas pelo somatório de 40 pontos (a soma passou de 20 para 40 pontos com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, em 2021).

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Em Pernambuco, esse número chega a quase 200 mil condutores. O número real, segundo o Detran-PE, é de 167 mil motoristas atualmente no Estado - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

E as CNHs que serão suspensas pelo cometimento de infrações que geram suspensão estão divididas da seguinte forma:

59.363 processos para suspensão das habilitações estão em tramitação em diversas fases e outros 103.811 processos encontram-se na fase de abertura.

MULTAS MAIS COMUNS

Entre as infrações que geram a suspensão automática, as mais comuns são: transitar em velocidade superior a 50%; conduzir motocicleta sem que o passageiro use capacete; conduzir motocicleta sem usar capacete ou com a viseira levantada; e recusa a ser submetido ao teste de alcoolemia (dirigir sob influência de álcool).

CONFIRA a situação de sua habilitação no site do Detran-PE

PRAZO DE SUSPENSÃO

Essas quase 200 mil CNHs devem ser suspensas no período de até dois anos. Ou seja, em 2022, 2023 e 2024. E isso porque o processo ficou mais rápido.

Pernambuco tinha, em agosto de 2022, 2.370.841 condutores habilitados, segundo dados do Detran-PE.

 

Tags

Autor