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PASSE LIVRE ELEIÇÕES: gratuidade nos ônibus do Grande Recife é oficialmente aprovada e terá horário específico no segundo turno

A adesão ao Passe Livre foi validada nesta terça-feira (25/10) pelo Conselho Superior de Transporte em reunião virtual

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Roberta Soares

Publicado em 25/10/2022 às 11:19 | Atualizado em 25/10/2022 às 19:58
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Como já esperado, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), colegiado que tem a palavra final sobre as decisões relacionadas ao transporte público na Região Metropolitana do Recife, validou a decisão do governo de Pernambuco de não cobrar as tarifas nos ônibus no Grande Recife no segundo turno das Eleições 2022.

O colegiado se reuniu nesta terça-feira (25/10), de forma virtual, e aprovou o Passe Livre no dia 30/10, em todos os ônibus da RMR. Também ficou definido que a gratuidade terá validade apenas neste segundo turno das Eleições 2022 e, não, em todas as disputas eleitorais, como algumas cidades aprovaram.

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Além disso, o Passe Livre terá horário de funcionamento das 6h às 19h. Antes e depois desse período, as tarifas serão descontadas. A gratuidade no domingo do segundo turno das Eleições 2022 custará R$ 1,2 milhão aos cofres públicos do Estado, que é o gestor do sistema de ônibus da RMR.

Valerá, também, no Sistema de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP).

No País, 32,7 milhões de eleitores brasileiros deixaram de ir às urnas no primeiro turno das Eleições 2022. Em Pernambuco, a abstenção foi de 1,2 milhão de pessoas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

COMO FUNCIONARÁ O PASSE LIVRE

A operacionalização da gratuidade nos ônibus da RMR para o segundo turno das Eleições 2022, montada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), será diferente do que a praticada em muitas cidades que aderiram à medida como estímulo ao voto do cidadão.

Não haverá a liberação da catraca dos coletivos como a maioria dos municípios têm adotado. Ou seja, todo passageiro transportado e que paga a tarifa irá passar nos bloqueios (girar a catraca) e será registrado.

Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa.

SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores.

Para quem tem direito à gratuidade, o procedimento será o mesmo dos dias comuns: quem tem o cartão, como é o caso do VEM Livre Acesso, irá passar na catraca normalmente.

A dúvida que ainda existe é em relação ao horário de liberação. Se o Passe Livre valerá para todo o dia de domingo ou se terá um horário específico.

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REFORÇO FROTA

O CTM montou um esquema especial de operação para o segundo turno das Eleições 2022. Serão acrescidos 422 veículos na frota em relação aos domingos, totalizando 1.235 ônibus disponíveis, o que representa um incremento de 53% na oferta. Serão 355 linhas em operação, das quais 28 não operam neste dia da semana e serão ativadas.

O número de linhas inicialmente seria maior (372), mas o CTM avaliou que algumas delas não tiveram demanda no primeiro turno e, por isso, não serão ativadas - como exemplo, a linha opcional Candeias.

Três linhas opcionais, vale ressaltar, estarão operando com cobrança de passagem. São elas: Gaibu-Barra de Jangada, Porto de Galinhas (comum) e Porto de Galinhas (com ar-condicionado).

Segundo a Seduh, a programação do dia 30/10 priorizará linhas nas quais o CTM percebeu um aumento de passageiros no dia da votação do 1° turno, como as linhas Vila Rica/TI Jaboatão, Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e TI Jaboatão/TI Cavaleiro.


METRÔ DO RECIFE CONTRA PASSE LIVRE

O Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal e, por isso, o passageiro que usa o sistema integrado com o ônibus será penalizado. A superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, que integra o CSTM, chegou a votar contra a gratuidade no segundo turno.

Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente. E o mesmo acontecerá se fizer alguma integração temporal do ônibus para o metrô.

A decisão do Metrô do Recife, inclusive, vai atrapalhar e onerar a operacionalização da gratuidade porque exigirá que o governo do Estado disponibilize mais linhas a partir das estações do sistema metroferroviário.

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O Passe Livre terá horário de funcionamento das 6h às 19h. Antes e depois desse período, as tarifas serão descontadas - JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

Isso para dar opção ao passageiro de, no lugar de acessar o metrô, optar pelo ônibus gratuito. Será como se o sistema metroferroviário estivesse quebrado.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco e quem preside o CSTM, Tomé Franca, lamentou a decisão da CBTU de não aderir ao Passe Livre. E confirmou que, assim, a gratuidade no segundo turno das eleições estará limitada aos ônibus da RMR.

"Infelizmente, a CBTU, que administra o Metrô do Recife e é ligada ao governo federal, não aderiu à proposta da gratuidade para estimular a votação. Mas já estamos articulando o fornecimento de linhas adicionais para que o passageiro possa dar continuidade à viagem sem depender do metrô”, explicou.

“Será o mesmo esquema que é disponibilizado nos dias em que o metrô tem problemas na operação. Ou seja, aquele passageiro que já usou esse esquema deve estar atento para seguir a viagem de ônibus. É importante explicar que a gratuidade estará limitada aos ônibus do Grande Recife, o que é um motivo de comemoração porque é uma conquista dos pernambucanos nas 14 cidades da RMR”, disse.

Veja o posicionamento da CBTU sobre o Metrô do Recife:

A CBTU explicou as razões para não ter aderido ao Passe Livre em nota oficial enviada à Coluna Mobilidade. Argumentou que a decisão foi orientada pelos aspectos técnico e financeiro da Companhia. Confira:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informa que, no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições, optou pela cobrança tarifária para ingresso no sistema de forma habitual.

A decisão objetiva não gerar impacto negativo de receita, diante do momento de buscas e ações que visem o fortalecimento orçamentário da Companhia e sua sequente prestação de serviços”.

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