COLUNA MOBILIDADE

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: vou poder rodar a catraca sem pagar? Entenda como será o Passe Livre nos ônibus no segundo turno

Em muitas cidades do País, a catraca foi liberada e será novamente. Nos ônibus do Grande Recife será diferente

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 20/10/2022 às 13:55 | Atualizado em 20/10/2022 às 18:54
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Governo de Pernambuco decidiu aderir ao Passe Livre no segundo turno das Eleições 2022. Quase cem cidades adotaram e irão repetir a gratuidade - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

A operacionalização da gratuidade nos ônibus da Região Metropolitana do Recife para o segundo turno das Eleições 2022 - anunciada pelo governo de Pernambuco na segunda-feira (17/10) - será diferente do que a praticada em muitas cidades que aderiram à medida como estímulo ao voto do cidadão.

Não haverá a liberação da catraca dos coletivos como a maioria dos municípios têm adotado. Ou seja, todo passageiro transportado e que paga a tarifa irá passar nos bloqueios (girar a catraca) e será registrado. Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa.

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: dezenas de cidades irão oferecer passagem gratuita no transporte público para o segundo turno. Confira quais

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: por que os metrôs e trens ficaram de fora da gratuidade? Entenda

Passe livre no ônibus no dia da eleição favorece eleitor, não candidaturas, afirma Antônio Lavareda

No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores. Para quem tem direito à gratuidade, o procedimento será o mesmo dos dias comuns: quem tem o cartão, como é o caso do VEM Livre Acesso, irá passar na catraca normalmente.

O QUE FALTA SER DEFINIDO SOBRE O PASSE LIVRE

O governo de Pernambuco, via Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh), já decidiu que a operação será abarcada pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica do transporte público por ônibus do Grande Recife, sob responsabilidade dos operadores, ou seja, a Urbana-PE.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A dúvida que ainda existe é em relação ao horário de liberação. Se o Passe Livre valerá para todo o dia de domingo ou se terá um horário específico. Segundo o diretor de operações do CTM, André Melibeu, essa definição será submetida ao CSTM (Conselho Superior de Transporte Metropolitano) em reunião prevista para terça-feira (25), às 8h30.

“Já está decidido que todo passageiro será registrado. Até porque não podemos perder a oportunidade de quantificar o incremento de passageiros. Se apenas liberássemos as catracas, perderíamos esse registro. O que estamos fechando é a melhor forma de fazer essa quantificação e o horário”, explica.

PASSE LIVRE NOS ÔNIBUS favorece eleitor, não candidaturas, diz cientista político:

Marcelo Bandeira de Melo, diretor de Inovação da Urbana-PE, garante que o Sistema de Bilhetagem Eletrônica do STPP tem todas as condições de operacionalizar a gratuidade.

Temos o recurso pra fazer via bilhetagem eletrônica e com segurança. Apenas falta o CTM definir a faixa horária em que se dará a gratuidade. Se será o dia todo, no horário da votação ou em um horário específico, como por exemplo das 6h às 18h”, afirma.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

PASSE LIVRE NA RMR

Depois de sequer montar um esquema especial de reforço no transporte público por ônibus no primeiro turno das Eleições 2022 - transferindo apenas a frota do sábado para o domingo, o que seguiu mantendo longos intervalos para o passageiro -, o governo de Pernambuco decidiu adotar o Passe Livre.

A gratuidade das passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife foi anunciada pelo Estado na segunda-feira (17/10), três dias depois de o ex-presidente Lula - candidato à Presidência da República pelo PT - fazer o apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), durante visita à capital.

STF APROVOU O PASSE LIVRE

No primeiro turno, 64 cidades ofereceram algum tipo de gratuidade nos coletivos. E todas deverão repetir a medida. Em alguns municípios, o Passe Livre virou lei para ser repetido em todos os turnos das futuras eleições, majoritárias (presidente da República, governador de Estado, prefeito e senador) e proporcionais (vereadores e deputados estaduais e federais).

SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

METRÔ DO RECIFE

Vale ressaltar que o Passe Livre do domingo 30/10 será custeado pelo governo do Estado, gestor do transporte por ônibus na RMR. E que o Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente.

Veja o posicionamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre o Metrô do Recife:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informa que, no domingo, 30 de outubro, data do segundo turno das eleições 2022, as tarifas para ingresso no sistema serão cobradas de forma habitual. A CBTU destaca que o funcionamento será normal, das 05h às 23h, nas Linhas Centro e Sul e sem operação da Linha VLT, que normalmente não circula aos domingos”.

Comentários

Últimas notícias