COLUNA MOBILIDADE

MÁSCARAS NO TRANSPORTE PÚBLICO: veja quais regras estão valendo para os ÔNIBUS e METRÔ em Pernambuco

São Paulo (capital e Estado), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), por exemplo, já voltaram a exigir o uso do equipamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 25/11/2022 às 13:12 | Atualizado em 25/11/2022 às 17:22
Notícia
X

O aumento dos casos de covid-19, impulsionado pela circulação das novas subvariantes da ômicron BQ.1 e XBB, tem feito com que diversas capitais e Estados brasileiros voltem a exigir o uso das máscaras no transporte público como forma de frear uma possível nova nova onda da doença.

É o caso de São Paulo (capital e Estado), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), por exemplo.

Mas, em Pernambuco, pelo menos por enquanto, as regras não mudaram e o uso da proteção segue sendo apenas recomendado oficialmente, como determinado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde setembro deste ano. Ou seja, usa quem quer.

Segundo informação oficial da SES, ainda não há necessidade de voltar a exigir o uso das máscaras no Estado. Embora a utilização seja “fortemente” recomendada para idosos e pessoas que estiverem com sintomas gripais ou forem imunossuprimidas (que apresentam enfraquecimento do sistema imunológico).

“O governo de Pernambuco continua monitorando a evolução do cenário da covid-19 e reforça que as medidas para conter o vírus são sempre proporcionais ao momento epidemiológico. A SES-PE reforça que o uso de máscaras continua sendo fortemente recomendado para pessoas com sintomas gripais, pacientes imunossuprimidos e idosos”, afirma.

SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Categoria está assustada com a decisão de concessão pública do Metrô do Recife e já avisou que vai partir para a briga com o objetivo de evitar a transferência da gestão e operação e a demissão de pelo menos 40% dos metroviários da CBTU Recife - SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Assim, o uso segue sendo facultativo. E, na prática, a grande maioria dos passageiros não utiliza.

ÔMICRON E NOVA ONDA COVID

Segundo a Coluna Saúde e Bem-Estar, com a nova alta da covid-19, Pernambuco registrou pela segunda semana consecutiva, um aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) notificados e confirmados para covid-19.

Na última semana epidemiológica, de número 46 (13 a 19 de novembro), foram notificados 292 casos de srag. Entre eles, 69 foram positivos para covid-19. Esses números, que estão no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), representam um aumento de 1,7% (notificações) e de 64,2% (confirmações para covid-19), em comparação com a semana anterior, de número 45 (6 a 12 de novembro), quando foram notificados 287 casos, com 42 confirmações para covid-19. Já na semana 44, foram 224 casos notificados de srag, com 14 confirmações para covid-19.

Na sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou um levantamento que apresenta o perfil dos pacientes internados nos leitos de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria públicos do Estado.

O estudo mostra que 60% dos pacientes internados, em decorrência de complicações da covid-19 em Pernambuco, não estavam em dia com as doses da vacina disponíveis no calendário de proteção contra a doença.

O levantamento analisou 52 pacientes que desenvolveram quadro de síndrome respiratória aguda grave (srag) provocado pela covid-19 nas semanas epidemiológicas 44 e 45, o que corresponde ao período entre 30 de outubro a 12 de novembro.

Tags

Autor