O estudante pernambucano Alisson Antônio, 19 anos, que cursa o 1° ano do ensino médio da Escola Professora Elisabeth Lyra, da rede estadual de educação de Timbaúba, município da Mata Norte de Pernambuco, foi um dos vencedores do Prêmio Senatran de Educação de Trânsito 2022.
Até aí tudo bem e muita gente pode estar se perguntando: o que tem de mais nisso? O feito do jovem, que teve como parceiro o professor Danilo Mendonça, se tornou ainda maior porque Alisson Antônio é surdo. Além disso, é um jovem nascido e criado na zona rural pernambucana, região que diariamente desafia jovens a superar adversidades - quem conhece sabe.
Confira a série de reportagens Por um novo transitar
Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito
Mas, mesmo assim, o jovem estudante conquistou com um desenho o 2° lugar na categoria Educação Especial - Mosaico. O reconhecimento veio porque, segundo seus educadores, Alisson Antônio tem muita habilidade em desenhos e foi essa vocação que o fez ser escolhido para representar a escola no concurso.
“Alisson costuma fazer muitos desenhos perfeitos de máquinas agrícolas e quadrinhos. Acompanho essa habilidade dele e, por isso, o escolhi para participar do prêmio”, conta o professor Danilo Mendonça.
“Há muitos anos Pernambuco não ganhava um prêmio Senatran (antigo Departamento Nacional de Trânsito - Denatran). E conseguimos com um estudante surdo da zona rural, que precisa de um grande esforço até para chegar à escola. Leva 1h20 só para ir até a escola, todos os dias”, relata o professor.
A entrega do Prêmio Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) acontecerá no dia 8 de dezembro, em Brasília. Alisson e o professor estarão representando Pernambuco no evento, levados pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) e pela Senatran. O aluno receberá R$ 4 mil e o professor orientador, R$ 2 mil.
Comentários