UBER MOTO

UBER MOTO: Uber Moto prova que poder de compra do brasileiro despencou

Muitos brasileiros estão optando pelo uso do Uber Moto por ser mais econômico

Imagem do autor
Cadastrado por

Camila Mendonça

Publicado em 16/01/2023 às 10:46 | Atualizado em 13/02/2023 às 13:18
Notícia
X

Muitos brasileiros que moram nas capitais estão optando pelo uso do "Uber Moto", por ser uma opção mais barata do que o "Uber X", uma vez que o preço da viagem custa a metade

Porém, mesmo sendo uma excelente oportunidade de negócio para a Uber e uma forma mais acessível de transporte para o consumidor, esse novo modelo revela a precarização do transporte brasileiro e a redução do poder de compra da população.

PADRÃO DOS VEÍCULOS

Nos últimos meses, o padrão dos veículos de aplicativo caiu bastante, como o uso de carros mais antigos e menos tecnológicos. Além disso, muitos motoristas que se recusam a ligar o ar-condicionado para economizar combustível.

E mesmo sem o conforto e segurança, as opções mais baratas dos aplicativos de transporte, como moto, ainda são caras para boa parte dos brasileiros.

Em outros países, a Uber investe em opções diferenciadas, como: carros elétricos, viagens longas entre cidades, SUV de luxo para seis passageiros, carros adaptados para pessoas com deficiência, entre outras modalidades.

Entretanto, pela possibilidade da falta de veículos e motoristas dispostos a executar essas funções, o Brasil ainda não é contemplado por essas alternativas diversificadas da Uber.

E assim se torna perceptível o momento econômico do brasileiro médio. Em vez de ascender, com opções mais dinâmicas e confortáveis de serviços, precisa abrir mão de conforto e segurança para encaixar o transporte no orçamento.

AUMENTO DA EXPOSIÇÃO

Ter à disposição opções de serviços mais em conta é sempre uma conquista, porém no caso da popularização do transporte de passageiros em motos o que surpreende é o aumento da exposição das pessoas a acidentes.

Durante a pandemia, o número de motos nas ruas aumentou, consequência da demanda de entregas, junto com o número de acidentes. 

De acordo com Silvia Penna, a diretora-geral da Uber no Brasil: "As viagens de moto que são feitas pelo aplicativo da Uber têm tido como uso constante os deslocamentos de última milha, interligando os usuários da plataforma a modais de transporte, como as estações de ônibus, trens e metrô das cidades."

"Temos visto que esse é um tipo de uso muito pertinente para as viagens de moto, já que muitas vezes o trecho pode ser cansativo para ir a pé e curto para uma viagem de carro".

A empresa defende que os condutores do Uber Moto têm acesso a um conteúdo educacional sobre segurança viária, estimulando a direção segura e o respeito às leis de trânsito.

UBER PRIORIDADE: veja o que é a MODALIDADE 'FURA FILA' da UBER e saiba como funciona

Tags

Autor