Os transtornos enfrentados pelos motoristas com o alargamento da BR-232, na saída do Recife para o interior do Estado, podem até reduzir no domingo (5/2), como prometido pelo governo de Pernambuco, mas as retenções seguirão. E exigirão um pouco mais de paciência dos condutores.
É fato. Isso porque, considerando o cronograma divulgado pelo PSB quando estava à frente do governo, os trabalhos de concretagem das pistas principais no sentido interior-Recife vão atrasar em pelo menos 45 dias. A informação é da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, que responde pelo alargamento da BR-232.
Segundo o secretário Evandro Avelar, o tráfego nas pistas principais da rodovia só deverá estar totalmente livre próximo ao feriado da Semana Santa de 2023. “O trecho que nós estamos enfrentando agora e que está provocando o afunilamento da rodovia no sentido interior-Recife era uma etapa crítica e fundamental, que não foi realizada no ano passado. Mas que em algum momento teria que ser enfrentada”, explica o secretário.
O trecho em questão é o km 9 da BR-232, localizado nas imediações do Atacadão dos Presentes, no sentido interior-Recife. No domingo, deverá ser liberada mais uma faixa para circulação dos veículos - que voltarão a ter duas faixas para trafegar-, mas a concretagem continuará ao longo da rodovia no mesmo sentido, gerando retenções.
Por outro lado, a pavimentação da pista no sentido contrário (Recife-interior) já está concluída, o que minimiza o impacto no trânsito e o desgaste para a gestão pública.
A previsão que vinha sendo dada pela antiga gestão estadual, que vinha executando a obra, era de que as duas pistas principais ficariam prontas até o fim de 2022, o que não aconteceu. A promessa é de que o alargamento da BR-23 reduza em 35 minutos o tempo de viagem no trecho de quase sete quilômetros.
CONHEÇA O PROJETO
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
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Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.
PAVIMENTO
Depois da confusão que foi a restauração do contorno urbano que a BR-101 faz da Região Metropolitana do Recife - que até um processo judicial resultou com oito denunciados na Justiça Federal -, todos os olhos agora se voltam para o pavimento que está sendo implantado no alargamento da BR-232.
A opção pelo concreto vai fazer toda a diferença quando o tráfego for liberado na rodovia.
TÉCNICA OVERLAY
Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a tecnologia adotada na obra da BR-232 é inédita no Recife. Conhecida como overlay, é uma solução recomendada para requalificação do pavimento em placas de concreto. É amplamente utilizada em países desenvolvidos para volumes de tráfego acima de 10 mil veículos/dia em rodovias. Também é uma solução mais econômica e sustentável porque apresenta uma longa durabilidade - pode ultrapassar 30 anos - e, consequentemente, a redução dos custos com manutenção.
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