CARNAVAL 2023

CARNAVAL OLINDA: enquanto TÁXIS tiveram prioridade, FOLIÃO usou mesmo UBER e ÔNIBUS para chegar à folia

Números oficiais da Prefeitura de Olinda mostram equívocos do poder público: prioriza o transporte que a população não usa

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 23/02/2023 às 13:32 | Atualizado em 23/02/2023 às 17:05
Guga Matos/JC Imagem
Enquanto Prefeitura de Olinda priorizou o táxi, folião usou apps e ônibus e sofreu para ir e voltar da folia - FOTO: Guga Matos/JC Imagem

As dificuldades encontradas pelos foliões que optaram pelo transporte público e pelos aplicativos de transporte, como Uber, 99 e Indrive, para chegar e sair do Carnaval de Olinda foram comprovadas em números oficiais.

Segundo balanço da própria Prefeitura de Olinda, divulgado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23/2), a decisão do município de ter criado corredores exclusivos apenas para os táxis e veículos particulares credenciados, deixando os ônibus e os apps num percurso maior e mais congestionado, foi um grande equívoco.

Dos 4 milhões de foliões que teriam passado pelas ladeiras da Cidade Patrimônio da Humanidade - número apresentado pela gestão municipal -, 40% utilizaram aplicativos de transporte, 22% optaram pelos ônibus e apenas 8% chegaram usando os táxis.

Ou seja, a prioridade viária dada ao sistema de transporte por táxi foi desproporcional para a real mobilidade urbana da população. As pessoas que foram para Olinda usaram mesmo os apps e o transporte público.

Em seguida, os carros particulares, opção que quase se igualou ao ônibus: 19%. Por isso, tantas reclamações dos foliões para chegar e sair de Olinda.

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Táxis foram o transporte mais privilegiado em Olinda - assim como no Recife -, embora tenham respondido por apenas 8% dos deslocamentos dos foliões - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

VEJA A DIVISÃO POR MODAL DE TRANSPORTE

Transporte por aplicativo - 40%
Ônibus - 22%
Carro - 19%
Taxi - 8%
A Pé - 6%
Moto - 2%
Transporte Alternativo - 1%

* Pesquisa socioeconômica com foliões de Olinda

RECLAMAÇÕES PARA CHEGAR E SAIR DE OLINDA

O que os números oficiais da Prefeitura de Olinda constataram foi sentido na pele por muitos foliões. A prioridade à circulação dos táxis, deixando os aplicativos e, principalmente, os ônibus, em segundo plano, complicou o deslocamento de muita gente.

E, como sempre, o dano foi maior para o folião que optou pelo transporte público. Esse, pensará duas vezes antes de voltar ao ônibus que cobra uma tarifa especial - de R$ 13 a R$ 25 - e promete uma viagem expressa, que não aconteceu na prática.

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“Já é absurdo o valor cobrado, de R$ 25 (linha especial do Shopping Plaza para Olinda), que reflete uma ampla exclusão social. Algo que deveria ser combatido porque o transporte público deveria ser a primeira e melhor opção para todos, ainda mais no Carnaval. Sem falar das filas para embarque e para validar as passagens compradas pela web”, critica o servidor público Cezar Martins, um dos que afirma não voltar a usar o ônibus para chegar à folia.

Josenildo Gomes/CTTU
Assim como os aplicativos de transporte, como Uber e 99, ônibus não tiveram prioridade na folia em 2023. Dividiram espaço com o tráfego comum - Josenildo Gomes/CTTU

“Depois, é revoltante ver os táxis e veículos credenciados terem circulação exclusiva, enquanto os ônibus são obrigados a dividir espaço com os aplicativos e os carros particulares. Os táxis nunca dariam conta da quantidade de foliões que chegavam em Olinda para ter três corredores de acesso. O que essa categoria está fazendo para ter tanta prioridade? Não parece ter sido um critério técnico. É absurdo demais”, afirma.

A pesquisa socioeconômica que fundamenta os dados foi feita pela prefeitura no horário da manhã, na Praça do Carmo, em Olinda.

RESPOSTA DA PREFEITURA DE OLINDA

A Prefeitura de Olinda rebateu as colocações da reportagem, alegando que a avaliação do município foi de que as medidas adotadas para a folia foram um sucesso sob a ótica da mobilidade urbana. Afirmou que os táxis e aplicativos tiveram os mesmos benefícios e que todos conseguiam chegar até a Praça do Carmo. E que os ônibus também foram beneficiados.

Confira a resposta: “Sobre o ponto “corredores exclusivos para os táxis e não fazer o mesmo com os ônibus”, explicamos que a medida foi tomada por segurança, para não colocar os veículos grandes perto dos foliões. A Secretaria de Mobilidade Urbana avalia as medidas tomadas para o Carnaval como um sucesso. Foram registrados apenas seis acidentes (sinistros de trânsito. Não é mais acidente que se define), todos sem gravidade, sem vítimas.

Sobre o ponto de desembarque dos foliões, os ônibus sempre pararam na Travessa do Pisa. E no local foi feito todo o aparato de embarque e desembarque, com conforto e segurança. Os táxis e aplicativos tiveram os mesmos benefícios, todos conseguiam chegar até a Praça do Carmo. No feedback dos foliões, a logística montada para o Carnaval foi elogiada e caiu no gosto da população.”

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