MOTORISTAS DE APLICATIVO

Uber, 99, iFood e Rappi vão ficar MAIS CAROS no governo Lula? Entenda o que pode mudar com regulamentação dos apps

Grupo de trabalho foi criado pelo governo com foco na regulamentação dos trabalhadores por aplicativo

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Girão

Publicado em 01/03/2023 às 8:52
Notícia
X

Durante a campanha eleitoral, uma das promessas do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a regulamentação do trabalho dos motoristas e entregadores de aplicativo.

A proposta vem com o receio por parte da população de que o valor dos serviços do Uber, 99, iFood, Rappi, entre outros, aumente.

GRUPO DE TRABALHO PARA REGULAMENTAÇÃO DOS APPS

Esse assunto voltou a ter palco em fevereiro, quando o governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para regulamentar os trabalhadores por aplicativo.

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, essa proposta tem o intuito de trazer proteção social aos trabalhadores.

UBER VAI DEIXAR O BRASIL?

Em meio às discussões sobre a regulamentação dos trabalhadores, o ministro do Trabalho fez uma fala polêmica quando questionado o que aconteceria caso a Uber deixasse o Brasil por causa da proposta.

"Posso chamar os Correios, que é uma empresa de logística, e dizer para criar um aplicativo e substituir [a Uber]. Aplicativo se tem aos montes no mercado", declarou o ministro.

CONFIRA VÍDEO EM QUE O MINISTRO DO TRABALHO COMENTA A REGULAMENTAÇÃO DOS APLICATIVOS:

POSICIONAMENTO AMOBITEC

A Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia) - entidade que reúne empresas de tecnologia prestadoras de serviços relacionadas à mobilidade de bens ou pessoas, que tem associadas como Uber, 99Pop, iFood, Buser e Amazon - declarou apoiar a regulamentação do trabalho em plataformas de mobilidade urbana e entregas.

"As associadas colocam-se à disposição do governo para colaborar nas discussões e defendem que o debate tenha como premissas a flexibilidade e a autonomia que caracterizam as novas relações de trabalho intermediadas por aplicativos, apoiadas pela maioria dos trabalhadores, conforme apontado em diversas pesquisas", indica a Associação por meio de pronunciamento.

PREÇO DO UBER, IFOOD E OUTROS APPS VAI AUMENTAR?

Ainda não há definição de sobre o aumento nos valores dos serviços de trabalhadores por aplicativo, por causa do pouco tempo desde a criação do grupo de trabalho para tratar o assunto.

Mas, com o aumento de custos que irão acarretar às empresas, existe a possibilidade de um aumento no preço desses serviços prestados.

A Amobitec declarou em seu pronunciamento que, embora acredite na importância da maior segurança para o trabalho, espera que isso não traga grande aumento de custos para as partes envolvidas.

"A entidade acredita ser fundamental que o aumento da proteção não acarrete aumento significativo de custos para motoristas e entregadores, nem para o consumidor final", declarou a Amobitec.

Tags

Autor