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MURO NA AVENIDA AGAMENON MAGALHÃES: você já viu um muro que está sendo construído no canteiro central da avenida? Saiba o que é

"Muro" foi erguido na altura do Parque Amorim, na área central da cidade e tem sido associado à Ciclovia Agamenon Magalhães

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Roberta Soares

Publicado em 02/03/2023 às 16:23 | Atualizado em 03/03/2023 às 11:02
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Muita gente que circula pela Avenida Agamenon Magalhães no trecho do Parque Amorim deve ter visto um “muro” que foi erguido pela Prefeitura do Recife ao redor do canteiro central da via, no pontilhão sobre o canal. A via é um dos corredores mais importantes do Recife, localizado na área central da cidade.

Tem sido comum, inclusive, as pessoas pensarem que a edificação faz parte do projeto de construção da Ciclovia Agamenon Magalhães, equipamento com quatro quilômetros de extensão, implantado às margens do canteiro central e que irá conectar as Zonas Norte e Sul da capital.

Mas não há relação. Trata-se de outra obra. Quem explica é a diretora de Manutenção da Emlurb, Gabriela Buarque. “É um muro de contenção que nada tem a ver com a ciclovia. Faz parte do projeto de elevação do greide da via para acabar com os desníveis do asfalto existentes no cruzamento de quem sai do Parque Amorim para a Avenida Rosa e Silva”, explica.

“Estamos aumentando a cota do pavimento, colocando mais camadas de asfalto. E, por isso, precisamos de um muro de contenção para dar sustentação. Quando o pavimento chegar na cota ideal, essa altura não será mais visível, ficando apenas 40 cm, o que corresponde à mesma cota do limitador entre a faixa de rolamento. E a ciclovia passará pelo trecho normalmente”, acrescenta a diretora.

VEJA COMO ESTÃO AS OBRAS DA CICLOVIA AGAMENON MAGALHÃES

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Atualmente, 30% das obras foram concluídas. O custo do projeto é de R$ 6 milhões. A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
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Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
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A ciclovia terá o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
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A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
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A ciclovia terá o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

Greide é a inclinação vertical do eixo de uma via, que forma os aclives e declives ajustados por uma curva de concordância vertical. As curvas verticais servem para unir de modo confortável e seguro as rampas de aclive (subidas) com as rampas de declive (descida) e vice-versa.

Devido à obra de elevação do greide da via, a Emlurb interrompeu a construção da ciclovia no trecho e continuou no quarteirão seguinte, no cruzamento da Agamenon Magalhães com a Avenida Rui Barbosa. Atualmente, os trabalhos da ciclovia estão na altura do Derby.

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