MORTES NO TRÂNSITO

MORTES NO TRÂNSITO: Brasil segue matando muito no TRÂNSITO. Veja os números atualizados

Dados atualizados do DataSus mostram que o Brasil não começou bem a Segunda Década de Segurança no Trânsito

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Roberta Soares

Publicado em 09/05/2023 às 12:36 | Atualizado em 09/05/2023 às 12:43
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O Brasil segue matando demais no trânsito. Nem mesmo a pandemia de covid-19, que trancou a maioria da população em casa por meses, foi suficiente para tornar os motoristas menos irresponsáveis ao volante. Ao contrário, a velocidade e a mistura de álcool e direção explodiram.

Os dados mais atualizados do DataSUS do Ministério da Saúde, fechados esta semana, apontam que o trânsito no Brasil matou 33.813 em 2021. Esse número representa um crescimento de 3,5% em relação a 2020, quando o País teve 32.716 mortes.

Embora de dois anos atrás, os dados de 2021 são os mais atualizados pelo DataSus, que mantém um hiato superior a um ano para fechar as estatísticas de mortes no trânsito.

O DataSUS considera os códigos CID-10 V01 a V89, ou seja, vítimas pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

A quantidade de óbitos anuais no trânsito brasileiro cresceu pelo segundo ano consecutivo em 2021. Levantamentos realizados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com foco nos anos de 2020 e 2021, e pela Iniciativa Bloomberg de Segurança no Trânsito, apontam essa constatação.

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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados por anos) - REPRODUÇÃO
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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados por vítimas) - REPRODUÇÃO

As 33.813 mortes por sinistros de trânsito de 2021 representam um aumento de 1.097 óbitos em comparação aos dados de 2020. A variação percentual de 3,35% em 2021 foi similar aos aumentos ocorridos em 2014 e 2012.

MORTES NO TRÂNSITO CRESCERAM MAIS NO SUL DO PAÍS E TIVERAM REDUÇÃO NO NORDESTE

Considerando as macrorregiões do Brasil, o Sul apresentou o maior aumento percentual de mortes no trânsito, atingindo 7,21% de crescimento. Em ordem decrescente, segue a região Centro-Oeste com um aumento de 6,56%, região Sudeste com 4,36% e região Norte com aumento de 0,95%.

O Nordeste, acreditem, foi a única região do País que apresentou redução nos números de mortes no trânsito, com uma variação de -0,26%. Mesmo assim, a redução representa uma estabilidade nos números da região.

WELINGTON LIMA/TV JORNAL
MCBiel XCamoso, de 24 anos, morreu numa violenta colisão de trânsito na madrugada ddo dia 10/4, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Mais uma vítima da imprudência ao volante - WELINGTON LIMA/TV JORNAL

ÓBITOS POR ESTADO

Em relação às mortes no trânsito por Estados, os que apresentaram os maiores aumentos percentuais na quantidade de óbitos entre 2020 e 2021 foram:

Amapá: 41%
Tocantins: 12%
Mato Grosso: 11%

Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito

Confira a série de reportagens Por um novo transitar

Por outro lado, os Estados que mais apresentaram reduções na quantidade de mortes no trânsito foram:

Acre: -17%
Pará: -5%
Alagoas: -5%

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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados gerais por anos) - REPRODUÇÃO

MOTOCICLISTAS SEGUEM SENDO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS

Os motociclistas seguem sendo as principais vítimas do trânsito no Brasil. Representaram 43,8% dos mortos, seguidos dos ocupantes de automóveis e caminhões (26,6%), dos pedestres (19,5%). Os ciclistas aparecem como 5,0% das vítimas.

Segundo o ONSV, considerando o modo de transporte em que a vítima se encontrava durante o sinistro, os modais com maiores aumentos percentuais entre 2020 e 2021 foram os caminhões (definido como “veículo de transporte pesado” pelo DataSUS), com uma variação de 13%, e ônibus, com uma variação de 12%. Mesmo assim, eles ainda são os modais com menor quantidade de óbitos registrados.

Houve um aumento reduzido na morte de ocupantes de motocicleta entre 2020 e 2021, apresentando uma variação de quase 1%. Considerando outros modos mais vulneráveis, como o pedestre e o ciclista, houve um aumento de 5% e 2%, respectivamente, na quantidade de óbitos.

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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados gerais por modal) - REPRODUÇÃO
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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados gerais por Região) - REPRODUÇÃO

Ainda segundo a análise do ONSV, os modais caminhão e ônibus tiveram as maiores variações. Há cinco anos, eles são os modais que menos se envolvem em mortes no trânsito.

MAIO AMARELO E SEGUNDA DÉCADA DE SEGURANÇA VIÁRIA

Não começamos bem a Segunda Década de Segurança no Trânsito”, afirma o coordenador Nacional da Iniciativa Bloomberg de Segurança no Trânsito, Dante Rosado, definindo o incômodo resultado do DataSUS.

“Incomoda pois deveríamos diminuir as mortes em 6,7% ao ano para podermos alcançar a meta de redução de 50% no final de 2030. Então não começamos bem a segunda década da ONU. Isto significa que teremos que fazer mais esforços nos próximos anos”, alerta.

“Outro alerta é que é o segundo ano consecutivo com aumento. O dado de 2021 comprova portanto que interrompemos a série histórica de redução que vinha desde 2015. É preciso fazer uma ressalva de que foram anos ainda sob o efeito da pandemia, o que acende o sinal amarelo para todos”, diz.

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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados gerais por faixa etária) - REPRODUÇÃO
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Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados gerais por Estados) - REPRODUÇÃO

FAIXA ETÁRIA DAS VÍTIMAS DO TRÂNSITO NO BRASIL

Considerando o sexo das vítimas, em 2021 o trânsito matou predominantemente pessoas do sexo masculino, representando 83% dos óbitos. A faixa etária dominante ainda é a de 20 a 24 anos, repetindo o cenário nacional de mais de uma década.

Considerando apenas as vítimas fatais do sexo feminino, a faixa etária com um maior aumento de mortes entre 2020 e 2021 foi a acima de 80 anos, com uma variação de 25%. Por outro lado, a faixa etária com a maior redução foi a de 20 a 24 anos, atingindo uma variação de quase -7%.

Considerando as vítimas fatais do sexo masculino, a faixa etária com o maior aumento de mortes entre 2020 e 2021 foi a de 70 a 74 anos, com uma variação de 21%. A faixa etária com a maior redução foi a de 10 a 14 anos, com uma variação de -14%.

Na análise, o ONSV alerta que é preciso estar atento aos idosos no trânsito.

 

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