Os motoristas brasileiros estão correndo ainda mais em 2023. Pelo menos nas rodovias federais do País. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que o primeiro trimestre do ano teve um aumento de 45% das autuações de excesso de velocidade nas BRs.
É como se, a cada minuto, quatro motoristas fossem multados por exceder a velocidade nas rodovias. Foram emitidas 501.453 autuações entre janeiro e março de 2023, uma alta de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Equivale a 232 motoristas flagrados por hora.
Além da infração, considerada média, grave e gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o excesso de velocidade também provoca sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda).
VELOCIDADE TAMBÉM PROVOCOU 11 SINISTROS DE TRÂNSITO POR DIA
Nos três primeiros meses de 2023, a PRF aponta que o desrespeito aos limites de velocidade provocaram 11 sinistros de trânsito nas BRs. Foi a quinta maior causa de sinistros no período.
Entre janeiro e março, foram 986 ocorrências, ficando atrás apenas de causas relacionadas à falta de atenção por parte dos motoristas. “Esses dados revelam a exata dimensão da situação de insegurança em que vivemos. O motorista brasileiro continua muito imprudente e violento e isso se traduz nos números apresentados pela PRF”, afirma o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.
Confira o ranking das principais causas dos sinistros de trânsito no 1º Trimestre de 2023:
1) Reação tardia ou ineficiente do condutor: 2.171
2) Ausência de reação do condutor: 2.006
3) Acessar a via sem observar a presença dos outros veículos: 1.431
4) Condutor deixou de manter distância do veículo da frente: 1.027
5) Velocidade Incompatível: 986
O levantamento da PRF teve como base os flagrantes registrados por radares móveis e fixos, que voltaram a ser usados depois da polêmica envolvendo a suspensão das fiscalizações com os móveis no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a PRF, o número de fiscalizações com os radares móveis cresceu 30,5% nos três primeiros meses de 2023, quando foram realizadas 6.266 fiscalizações.
No período, o tempo de operação dos radares móveis chegou a 12.200 horas, uma alta de 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Essa é a boa notícia e um claro sinal de que voltaremos a ter uma política pública voltada para a preservação de vidas no trânsito. Trafegar com velocidade incompatível reduz as possibilidades de sucesso em frenagens e reações do motorista, provocando colisões, saída de pista e capotamentos”, comenta Coimbra.