Veja detalhes do novo TRÂNSITO da AVENIDA GETÚLIO VARGAS, em OLINDA
Mudanças fazem parte do Projeto Novo Caminho, pacote de intervenções urbanas lançado pela Prefeitura de Olinda. No fim do projeto, Avenida Getúlio Vargas será mão única, ganhará faixa exclusiva para ônibus e ciclovia
A Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, anunciou nesta quarta-feira (14/6) o Programa Novo Caminho, um pacote de investimentos em infraestrutura que vai provocar impactos na mobilidade urbana e na economia da cidade.
A primeira ação do Programa Novo Caminho será exatamente a requalificação do polo econômico Bairro Novo/Casa Caiada, que inclui mudanças na circulação com um investimento de R$ 55 milhões. Esses recursos prevêem intervenções em ruas e avenidas, praças e também na orla dos dois bairros.
A obra será dividida em etapas e a primeira delas começará nesta quinta (15) com a requalificação da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Cândido Pessoa. As intervenções serão feitas de forma simultânea nas duas vias onde há uma concentração de faculdades, escolas, comércios, serviços e shopping, além de um polo médico.
INTERVENÇÕES NA AVENIDA GETÚLIO VARGAS
O eixo Getúlio Vargas começa na Praça 12 de Março e vai até as imediações da Ponte do Janga, com 7 km. A Cândido Pessoa vai do Hospital Tricentenário até a intersecção com a Avenida Carlos de Lima Cavalcante (3 km). A prefeitura promete que os trabalhos acontecerão, preferencialmente, no período noturno, para facilitar a mobilidade dos 20 mil veículos que trafegam diariamente nesses locais.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou que a expectativa da gestão é que o Programa Novo Caminho leve ao Polo Econômico os mesmos resultados verificados na Avenida Presidente Kennedy, quando empresas que deixaram o corredor retornaram ao local depois das intervenções urbanísticas realizadas.
“É um projeto aguardado há mais de 20 anos, ousado e de grande envergadura pela transformação que vai provocar em nossa cidade porque iremos trabalhar no paisagismo, calçadas, mobilidade e mais qualidade de vida para a população, inclusive da cidade de Paulista”, pontuou.
As vias ganharão nova pavimentação, calçadas com piso intertravado, alerta tátil e direcional, acessibilidade, sinalização e - o que é muito importante - nova drenagem, com a promessa de eliminação de todos os pontos de alagamento. As lâmpadas atuais também serão trocadas pelo tipo LED.
MAIS DE 20 RUAS SERÃO BENEFICIADAS PELO PROJETO
Segundo a prefeitura, as intervenções chegarão a 22 vias transversais à Avenida Getúlio Vargas e à Rua Cândido Pessoa. A primeira etapa do projeto é a maior e receberá R$ 30 milhões de investimentos, com prazo de conclusão em 12 meses.
A segunda etapa do projeto prevê a requalificação da Avenida Carlos de Lima Cavalcante, a terceira será a nova orla de Bairro Novo e Casa Caiada, e a última compreenderá a implantação do binário da Getúlio Vargas e Cândido Pessoa. Todo o projeto tem prazo de execução de 36 meses.
NÚMEROS DO PROGRAMA NOVO CAMINHO
- 10 km de vias requalificadas (Getúlio Vargas e Cândido Pessoa)
- 22 ruas transversais requalificadas (6 km no total)
- R$ 55 milhões de investimentos da Prefeitura de Olinda
- 20 mil veículos circulam na Avenida Getúlio Vargas e Rua Cândido Pessoa diariamente
- 12 meses é o prazo de conclusão da primeira etapa
BINÁRIO DA AVENIDA GETÚLIO VARGAS
O Novo Caminho prevê, na última etapa do projeto, a implantação de um binário na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que ganhará sentido único de tráfego, faixa exclusiva para os ônibus e ciclovia bidirecional. E mais: uma ampla requalificação urbana do corredor e do seu entorno, além da Rua Cândido Pessoa, a primeira paralela a oeste da Getúlio Vargas e que irá compor o binário com a avenida.
A promessa da Prefeitura de Olinda é refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus.
O projeto, chamado inicialmente de Binário Bairro Novo/Casa Caiada, custaria R$ 35 milhões, recursos do município já obtidos, segundo a Prefeitura de Olinda, via financiamento Finasa da Caixa Econômica Federal (CEF). Mas foi aumentado em R$ 20 milhões porque, segundo a prefeitura, outras ruas e avenidas foram incluídas na intervenção.
A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda.
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Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros. O objetivo é fazer uma intervenção completa semelhante a que foi realizada na Avenida Presidente Kennedy, outro corredor viário fundamental da cidade.
COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO QUANDO O BINÁRIO FOR IMPLANTADO
Quando o novo binário for implantado, compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo e de Casa Caiada, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.
Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís Andrade (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas).
Programa Novo Caminho by Roberta Soares on Scribd
A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.
Essa via, é importante ressaltar, ainda tem trechos bastante residenciais, inclusive com árvores antigas plantadas no meio da via. Mas, a opção por ela foi necessária pela proximidade com a Getúlio Vargas e pelo caráter comercial que ela já adquiriu exatamente por ser a primeira paralela do corredor.
FAIXA PARA OS ÔNIBUS E CICLOVIA
A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.
A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.
GANHOS COM O PROJETO
Os estudos realizados para embasar o projeto apontam que a Avenida Getúlio Vargas recebe, em média, entre 10 mil e 14 mil veículos por dia.
Os ganhos de velocidade estimados não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.
As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para a Rua Cândido Pessoa, que seguirá com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.
A expectativa é de que os trabalhos de implantação do binário, após a ordem de serviço ser dada, durem aproximadamente dois anos. O projeto foi desenvolvido pela TPF Engenharia.