A futura circulação viária do chamado Novo Cais José Estelita, principal corredor de ligação do Centro com a Zona Sul do Recife, segue sendo um assunto difícil de abordar, principalmente porque a Prefeitura do Recife (PCR) continua se negando a dar informações sobre o projeto. Mas a execução do futuro sistema viário - que diz respeito a toda sociedade porque será utilizado por ela - está avançada.
Os trabalhos fazem parte das ações mitigadoras previstas no projeto e executadas pelo Moura Dubeux. Ainda não se tem muitos detalhes, mas o JC esteve no local e, em fotos, mostra o estágio das obras para tentar dar ao leitor uma perspectiva de como a área ficará. A expectativa era de que ao menos uma pequena parte do futuro sistema viário da área fosse concluída até junho de 2023, o que não deverá acontecer.
Mas, apesar do silêncio da gestão pública, é possível ver um pouco do que está sendo feito, principalmente depois que parte do muro que cerca o projeto foi derrubado há, aproximadamente, uma semana. Novas ruas começaram a ser abertas para criar o novo sistema viário conectando o Cais José Estelita - com os empreendimentos no meio - aos bairros de São José e da Cabanga, além do Centro Expandido do Recife.
Segundo informações da Moura Dubeux, responsável pelo projeto Novo Recife, repassadas no fim de 2022, a Avenida Cais José Estelita será recuada para dar espaço a um parque no cais, às margens da Bacia do Pina. O trecho ganhará uma ciclovia - já batizada de Rota José Estelita e que terá quase cinco quilômetros. A circulação na região continuará tendo um binário (duas vias paralelas em sentidos únicos e contrários), mas ele será recuado.
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Essa é a parte que tem previsão de ser concluída ainda em 2023. O restante do sistema viário não tem prazo para ser finalizado porque dependerá de cada um dos seis empreendimentos previstos para serem erguidos na área - entre eles 13 torres residenciais e empresariais.
AÇÕES MITIGADORAS DO PROJETO TOTALIZAM R$ 90 MILHÕES
A implantação do novo sistema viário é uma das muitas ações mitigadoras exigidas para o Projeto Novo Recife, que terá que investir R$ 90 milhões em obras de mitigação.O primeiro conjunto de ações que está sendo executado corresponde à elaboração do plano de circulação para o Centro Expandido e do projeto executivo do Parque da Orla, além da execução de parte do sistema viário da nova avenida do Cais José Estelita e do binário.
No fim de 2022, a elaboração do projeto do Parque da Orla estava em fase de elaboração com a Prefeitura do Recife, enquanto a execução de parte do sistema viário relacionado às primeiras torres estava sendo finalizada.
A região, para quem não lembra, foi palco de protestos sociais contrários à edificação da área, que ganharam visibilidade mundial.
MAIS AÇÕES MITIGADORAS
Uma das principais iniciativas mitigadoras do projeto Novo Recife foi a reforma da Igreja de São José, finalizada em março de 2023. A reurbanização do Cais José Estelita prevê, ainda, a derrubada do Viaduto das Cinco Pontas, que funciona como uma barreira urbana para a cidade. Essa intervenção, entretanto, só será realizada quando a construção do empreendimento imobiliário avançar.
CONFIRA TODAS AS AÇÕES MITIGADORAS DO PROJETO:
Relação Ações Mitigadoras P... by Roberta Soares
MAIS DETALHES DO PROJETO
O Projeto Novo Recife prevê a construção de 13 edifícios residenciais e comerciais. Entre o que já foi divulgado sobre o projeto e que tem relação com a mobilidade urbana da cidade estão a implantação de um parque linear valorizando a borda d'água, outro parque na área da antiga ferrovia e espaços públicos de convivência, esportes, cultura e lazer; eliminação de grades e muros em todas as edificações; ciclovia em toda a extensão da linha d'água; eliminação do viaduto das Cinco Pontas devolvendo a relação que o Forte tem com a frente d'água; calçadas com aproximadamente cinco metros de largura; e conexão da Avenida Dantas Barreto com o Cais José Estelita.
NOVA ROTA CICLOVIÁRIA
No pacote das mudanças e reurbanização do Cais José Estelita, o Recife vai ganhar uma ciclovia na área, conhecida pela aridez para quem pedala. A Rota José Estelita, como está sendo chamado o equipamento, será viabilizada graças a uma emenda do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que garantiu R$ 750 mil para o projeto. O valor cobrirá parte do projeto, que também será custeado como ação mitigadora do Novo Recife.
Pelo projeto, a Rota José Estelita terá 4,8 quilômetros de extensão. A licitação para implantação do novo equipamento estaria prevista para ser lançada em agosto e, segundo os argumentos da PCR para viabilizar os recursos, está a expectativa de redução em 20% da circulação de veículos automotores e do custo da população com transporte.
A emenda foi anunciada em julho de 2022, mas até agora o projeto não avançou. No lugar da ciclovia, em maio deste ano a Prefeitura do Recife implantou uma ciclofaixa, que segue incompleta e sem que nenhuma informação fosse repassada ao JC, mesmo após vários pedidos.