![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/806x444/1_dg6a0087-22970585.jpg)
Uma nova ciclofaixa está sendo implantada no Cais José Estelita, uma das principais ligações do Centro com a Zona Sul do Recife. O equipamento é bidirecional (sentido duplo) e fica no canto direito da pista Oeste do corredor, no sentido Centro-Cabanga.
Começa depois da descida do Viaduto das Cinco Pontas e segue pelo bairro da Cabanga até se conectar com o fim da futura Ciclovia Agamenon Magalhães - que está em obras desde o fim de 2022 - e seguir pela Ponte Paulo Guerra, na entrada do bairro do Pina.
Infelizmente, as informações que a Coluna Mobilidade vai conseguir repassar aos leitores são essas, comprovadas pelas fotos que ilustram a reportagem. Isso porque a Prefeitura do Recife, responsável pela circulação viária na cidade e pelos projetos de ciclomobilidade via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), tem se negado a repassar dados do projeto.
Mesmo ele já estando em execução e, inclusive, sendo utilizado por ciclistas!
PROJETO DIFERENTE DO QUE FOI PROMETIDO
Pelo menos na fase e forma em que está sendo implantada, a estrutura para bicicletas está completamente diferente do que foi prometido ainda na época das discussões sobre o Projeto Novo Recife.
VEJA IMAGENS da nova ciclofaixa do Cais José Estelita
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0003-22970409.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0004-22970425.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0016-22970441.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0113-22970727.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0035-22970473.jpg)
A proposta, que integra o pacote de ações mitigadoras a serem realizadas pelo Consórcio Novo Recife, previa uma ciclovia inicialmente. E, não, uma ciclofaixa, que não faz a segregação completa do tráfego de veículos, usando apenas tachões. As ciclovias têm um isolamento completo do ciclista e, por isso, são mais seguras.
Em 2021, a proposta passou a ser definida de ciclofaixa e chegou a receber uma emenda parlamentar do deputado federal Felipe Carreras (PSB), no valor de R$ 750 mil para o projeto.
O valor cobriria parte do projeto, que também seria custeado como ação mitigadora do Novo Recife, empreendimento imobiliário que está sendo construído no Cais José Estelita.
CONFIRA QUAL ERA A PROPOSTA DA CICLOVIA:
![DIVULGAÇÃO](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2021/12/26/jose_estelita_01-20359403.jpg)
![DIVULGAÇÃO](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2021/11/12/709417e88be55a9804bc95719d88d49c-19428748.jpg)
A principal ligação da Zona Sul da capital com o Centro é uma área conhecida pela aridez para quem pedala. O equipamento, na época, foi chamado de Rota José Estelita pela prefeitura.
-
CICLOVIA: veja fotos da CICLOVIA da AGAMENON MAGALHÃES, no Recife
-
CICLOVIA da AGAMENON MAGALHÃES piorou a drenagem da AVENIDA? Veja o que diz a Prefeitura do Recife
-
Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias
-
Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira
-
Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking
Teria 4,8 quilômetros de extensão e iria compor a reurbanização promovida no Cais, prevista no Projeto Novo Recife, que contempla, inclusive, a derrubada do Viaduto das Cinco Pontas, uma barreira para a cidade.
Talvez, a ciclofaixa que está sendo implantada no local vire uma ciclovia, mas como a Coluna Mobilidade não teve acesso a informações da prefeitura nem conseguiu conversar com um gestor da área, não temos como saber.
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0155-22970775.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0056-22970521.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0157-22970791.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0159-22970807.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0094-22970616.jpg)
O Consórcio Novo Recife também não falou sobre o projeto. Apenas informou que a ciclovia em construção é uma obra da Prefeitura da Cidade do Recife, que optou por antecipar a criação dela.
“A ciclovia do projeto, que vai ligar os dois extremos do Cais José Estelita, ainda será executada pelo Consórcio Novo Recife, de acordo com planejamento e calendário das ações mitigadoras”.
Como já dissemos, infelizmente.
SILÊNCIO TEM SIDO FREQUENTE DIANTE DE QUESTIONAMENTOS
Não é a primeira, nem a décima vez que a Prefeitura do Recife silencia ou desconversa - manda respostas que não respondem nada do que foi questionado - sobre projetos importantes da cidade e abordados pelo JC.
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0065-22970537.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0166-22970823.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0087-22970585.jpg)
![BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/05/10/dg6a0173-22970855.jpg)
Exemplo recente tem sido a grande mudança que está sendo promovida no Cais de Santa Rita, com a construção de um Hotel-Marina e um Centro de Convenções na área. Desde que as obras foram iniciadas - ainda em 2021 -, a Coluna Mobilidade tenta discutir a solução de circulação e, principalmente, de segurança viária que o município planejava para a área, também sem sucesso.