Uma nova ciclofaixa está sendo implantada no Cais José Estelita, uma das principais ligações do Centro com a Zona Sul do Recife. O equipamento é bidirecional (sentido duplo) e fica no canto direito da pista Oeste do corredor, no sentido Centro-Cabanga.
Começa depois da descida do Viaduto das Cinco Pontas e segue pelo bairro da Cabanga até se conectar com o fim da futura Ciclovia Agamenon Magalhães - que está em obras desde o fim de 2022 - e seguir pela Ponte Paulo Guerra, na entrada do bairro do Pina.
Infelizmente, as informações que a Coluna Mobilidade vai conseguir repassar aos leitores são essas, comprovadas pelas fotos que ilustram a reportagem. Isso porque a Prefeitura do Recife, responsável pela circulação viária na cidade e pelos projetos de ciclomobilidade via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), tem se negado a repassar dados do projeto.
Mesmo ele já estando em execução e, inclusive, sendo utilizado por ciclistas!
PROJETO DIFERENTE DO QUE FOI PROMETIDO
Pelo menos na fase e forma em que está sendo implantada, a estrutura para bicicletas está completamente diferente do que foi prometido ainda na época das discussões sobre o Projeto Novo Recife.
VEJA IMAGENS da nova ciclofaixa do Cais José Estelita
A proposta, que integra o pacote de ações mitigadoras a serem realizadas pelo Consórcio Novo Recife, previa uma ciclovia inicialmente. E, não, uma ciclofaixa, que não faz a segregação completa do tráfego de veículos, usando apenas tachões. As ciclovias têm um isolamento completo do ciclista e, por isso, são mais seguras.
Em 2021, a proposta passou a ser definida de ciclofaixa e chegou a receber uma emenda parlamentar do deputado federal Felipe Carreras (PSB), no valor de R$ 750 mil para o projeto.
O valor cobriria parte do projeto, que também seria custeado como ação mitigadora do Novo Recife, empreendimento imobiliário que está sendo construído no Cais José Estelita.
CONFIRA QUAL ERA A PROPOSTA DA CICLOVIA:
A principal ligação da Zona Sul da capital com o Centro é uma área conhecida pela aridez para quem pedala. O equipamento, na época, foi chamado de Rota José Estelita pela prefeitura.
- CICLOVIA: veja fotos da CICLOVIA da AGAMENON MAGALHÃES, no Recife
- CICLOVIA da AGAMENON MAGALHÃES piorou a drenagem da AVENIDA? Veja o que diz a Prefeitura do Recife
- Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias
- Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira
- Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking
Teria 4,8 quilômetros de extensão e iria compor a reurbanização promovida no Cais, prevista no Projeto Novo Recife, que contempla, inclusive, a derrubada do Viaduto das Cinco Pontas, uma barreira para a cidade.
Talvez, a ciclofaixa que está sendo implantada no local vire uma ciclovia, mas como a Coluna Mobilidade não teve acesso a informações da prefeitura nem conseguiu conversar com um gestor da área, não temos como saber.
O Consórcio Novo Recife também não falou sobre o projeto. Apenas informou que a ciclovia em construção é uma obra da Prefeitura da Cidade do Recife, que optou por antecipar a criação dela.
“A ciclovia do projeto, que vai ligar os dois extremos do Cais José Estelita, ainda será executada pelo Consórcio Novo Recife, de acordo com planejamento e calendário das ações mitigadoras”.
Como já dissemos, infelizmente.
SILÊNCIO TEM SIDO FREQUENTE DIANTE DE QUESTIONAMENTOS
Não é a primeira, nem a décima vez que a Prefeitura do Recife silencia ou desconversa - manda respostas que não respondem nada do que foi questionado - sobre projetos importantes da cidade e abordados pelo JC.
Exemplo recente tem sido a grande mudança que está sendo promovida no Cais de Santa Rita, com a construção de um Hotel-Marina e um Centro de Convenções na área. Desde que as obras foram iniciadas - ainda em 2021 -, a Coluna Mobilidade tenta discutir a solução de circulação e, principalmente, de segurança viária que o município planejava para a área, também sem sucesso.