Paciência, paciência e mais paciência. Esse é o recado do governo de Pernambuco para os 50 mil motoristas e passageiros que diariamente utilizam a rodovia PE-15, eixo estratégico de transporte que conecta o Recife à área norte da Região Metropolitana, e que desde o fim de 2022 sofrem com o caos provocado pelas obras de reurbanização da via.
Os trabalhos, que começaram no fim de setembro do ano passado - no fim da gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB) - e tinham previsão de durar dois anos, estão concentrados no corredor de ônibus e BRT da via, o que obriga os coletivos a circularem nas pistas marginais, misturados aos veículos particulares e complicando ainda mais a circulação.
Com isso, sofrem todos: motoristas de carro e passageiros do transporte público. “Estamos gastando em torno de três horas nas viagens completas (saída e retorno) no transporte público. Nos horários de pico da manhã (a partir das 6h30) e da tarde (18h em diante), a situação fica insuportável”, reclama o administrador de empresas Antônio José de Freitas.
“Os ônibus estão andando superlotados e a insatisfação dos passageiros é grande, principalmente dos que saem dos Terminais Integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15”, acrescenta.
IMPACTO TEM SIDO GRANDE PARA O TRANSPORTE PÚBLICO
De fato, o impacto tem sido grande na operação dos ônibus e BRTs. Segundo informações do Consórcio Conorte, que opera no corredor da PE-15, houve um acréscimo de aproximadamente 1h nas viagens das linhas que saem do TI Abreu e Lima nos horários de pico.
E de 40 minutos nas linhas que saem do TI Pelópidas, em Paulista. O Conorte, entretanto, ressalta que houve uma reprogramação das viagens para otimizar a operação e que o impacto é compreensível porque a obra do corredor é necessária para o transporte público. São 15 linhas no corredor da PE-15, com 170 veículos.
PREVISÃO DE CONCLUSÃO DAS OBRAS NO CORREDOR DE ÔNIBUS É SETEMBRO
Segundo previsão dada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), a requalificação do corredor de transporte público, que já estaria com 70% das obras executadas, deverá ser concluída em setembro. A partir dessa data, os trabalhos passarão para as vias locais, onde circulam os carros.
Ou seja, o transtorno seguirá para o tráfego comum, mas os ônibus e BRTs ficarão de fora da confusão.
“Realmente, é impossível que uma obra do porte da que está sendo executada na PE-15 não gere impactos no trânsito. Agora, a estratégia que adotamos foi cuidar primeiro do corredor de transporte público. Depois, atacaremos as pistas marginais, onde circula o tráfego comum, e, posteriormente, a ciclovia e o urbanismo de toda a via”, explica o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar.
O secretário pede paciência à população e explica que a nova gestão alterou a estratégia de execução da obra exatamente para minimizar os impactos no corredor, tão importante para o Grande Recife. “Quando assumimos o governo encontramos menos de 2% da obra executada e com várias frentes ao mesmo tempo. Por isso alteramos. Entendemos que a prioridade era colocar o ônibus em operação, depois o carro e, em seguida, a ciclovia e a urbanização. E, por último, cuidar do corredor de ônibus da BR-101, que também faz parte do projeto”, diz.
CONHEÇA O PROJETO PARA TRANSFORMAR A PE-15
A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.
Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.
O trecho contemplado envolve toda a PE-15 entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E apenas o corredor de ônibus da BR-101 entre o TI Abreu e Lima e o TI Igarassu, em Igarassu.
Além da requalificação do pavimento, a obra da PE-15 abrangerá intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura de equipamentos como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos; instalação de iluminação em LED; e ainda construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte. A iniciativa visa garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela via.