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Requalificação da PE-15, no Grande Recife, mais perto. Licitação é lançada e inclui trecho da BR-101 Norte

Trecho da pista central da BR-101 que funciona como corredor de ônibus, entre Abreu e Lima e Igarassu, também terá o pavimento restaurado no pacote

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Roberta Soares

Publicado em 23/06/2022 às 15:36 | Atualizado em 23/06/2022 às 15:45
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Um dos corredores viários mais importantes e degradados da Região Metropolitana do Recife - não só para carros, mas principalmente para o transporte público - está mais perto de melhorar. Mais de um ano depois de anunciar o projeto, o governo de Pernambuco lançou a licitação para contratar a empresa que irá requalificar a rodovia PE-15, um eixo que conecta o Recife à região norte do Grande Recife.

Além da requalificação da rodovia estadual - eixo principal do Corredor de BRT Norte-Sul e de muitas linhas de ônibus -, o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu. O trecho terá uma nova pavimentação e drenagem, além de iluminação. Mas apenas a pista central será recuperada, que funciona como corredor de transporte público metropolitano.

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Por isso o valor do projeto subiu de R$ 22 milhões - valor estimado inicialmente pelo Estado para a PE-15 - para R$ 180 milhões. No total, serão 24 quilômetros de rodovias requalificadas, sendo 13,5 quilômetros da PE-15 e outros 10,5 quilômetros da BR-101 Norte. A PE-15 ficará com a maior parte dos recursos: R$ 155 milhões, enquanto a BR-101 responderá pelos R$ 25 milhões restantes.

Os recursos são do Plano Retomada, principal aposta do governo para recuperar a infraestrutura de todo o Estado, que já teve investimentos superiores a R$ 2 bilhões. O processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução das obras foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23/6).

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Mais de um ano depois de anunciar o projeto, o governo de Pernambuco lançou a licitação para contratar a empresa que irá requalificar a rodovia PE-15, um eixo que conecta o Recife à região norte do Grande Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


ESPERANÇA PARA A PE-15


A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O projeto, elaborado sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, pretende qualificar, urbanizar e inserir a via nas cidades cortadas por ela. E, tudo isso, com mais protagonismo para o pedestre e o ciclista. É uma tentativa de tentar tornar a PE-15 um pouco mais humanizada.

CONHEÇA O PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA PE-15

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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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PEDESTRES Secretaria Estadual de Infraestrutura promete adequação de acessibilidade e segurança viária para quem caminha na rodovia - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO

A promessa é encabeçada pela secretária Fernandha Batista, que comanda o Plano Retomada na abrangência da infraestrutura rodoviária do Estado. “Inicialmente, seria um projeto que atenderia apenas a rodovia PE-15 e que incluiria apenas melhorias de pavimentação das pistas centrais, mas os estudos mostraram que seria importante refazer tudo. Somente de pavimento serão quase R$ 90 milhões do total de recursos”, explica a secretária.

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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

“No caso da PE-15, estaremos refazendo toda a rodovia e tornando-a uma avenida urbanizada, o que ela já virou. É uma obra como a realizada com a nova Avenida Conde da Boa Vista”, acrescenta.

Somente na parte da PE-15 o projeto prevê a requalificação e urbanização dos 13,5 quilômetros da rodovia, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho, em Olinda, bem próximo ao limite com o Recife, até o Terminal Abreu e Lima, na bifurcação com a BR-101, em Paulista.

Serão realizados serviços de recuperação do pavimento, incluindo o corredor de ônibus e BRT, implantação de uma nova ciclovia no mesmo desenho onde existiu um equipamento um dia, urbanização das áreas sob os três viadutos construídos no trecho (Complexo de Salgadinho, Bultrins e Ouro Preto), construção de calçadas e alças, adequação de acessibilidade e segurança viária para os pedestres, nova iluminação em LED e modernização semafórica.

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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Requalificação da PE15. // PROBLEMAS PE15 // A rodovia estadual PE15 passará por obras de requalificação. até o momento encontramos diversos problemas como: muita buraqueira, lixo, fossas estouradas, mato crescido entre outros. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

"A PE-15 nunca recebeu um projeto desses, amplo e feito pelo Estado. Será a reconstrução da rodovia para torná-la uma avenida urbana. Afinal, corta as cidades de Olinda e Paulista e tem um papel fundamental como corredor de transporte para toda a RMR. São 50 mil veículos trafegando diariamente por ela. É quase o mesmo volume de tráfego do contorno urbano da BR-101, para se ter ideia da importância da via. Por isso tanto empenho para essa solução", afirmou Fernandha Batista na época do lançamento do projeto, em abril de 2021.

A previsão inicial da Secretaria de Infraestrutura é que as obras comecem em até três meses - ou seja, ainda no segundo semestre de 2022 - e que levem, em média, dois anos. Segundo Fernandha Batista, o fato de não haver desapropriações agilizará a execução da obra. Os trechos da ciclovia que estão obstruídos são invasões - em sua maioria temporárias - e terão que ser retiradas.

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Além da requalificação da rodovia estadual - eixo principal do Corredor de BRT Norte-Sul e de muitas linhas de ônibus -, o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

BR-101 NORTE

A intervenção na PE-15 está sendo chamada de trecho 1, enquanto o trecho 2 será a parte da BR-101 Norte. No caso da rodovia federal, a recuperação será feita apenas nas pistas centrais, onde opera o corredor de BRT e ônibus convencionais. Não haverá melhoria das calçadas, é importante destacar.

A expectativa é que sejam gerados dois mil empregos diretos na fase de obras e mais de três milhões de pessoas beneficiadas após a conclusão dos serviços.

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