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PE-15: requalificação da rodovia, uma das mais destruídas do Grande Recife, vai começar

Investimento no valor de R$ 175,5 milhões inclui, além da reforma da PE-15, a recuperação da pista central da BR-101 Norte, continuidade do corredor de transporte público

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 15/09/2022 às 18:17 | Atualizado em 15/09/2022 às 18:29
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Projeto de requalificação da PE-15 - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
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Agora vai. Uma das rodovias estaduais mais urbanas e deterioradas da Região Metropolitana do Recife vai ser requalificada. A reconstrução e reurbanização da PE-15 teve a ordem de serviço assinada pelo governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (15/9). Serão investidos R$ 175,5 milhões em obras com prazo de conclusão em dois anos.

A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.

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Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.

CONFIRA a degradação da PE-15:

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Corredor da PE-15, onde opera o BRT Norte-Sul, está destruído. De novo e de novo - DIVULGAÇÃO
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DEGRADAÇÃO Frota de veículos tem sofrido com buraqueira ao longo de todo o trajeto pela PE-15 - DIVULGAÇÃO
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Projeto de requalificação da PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A obra será dividida em duas partes. A primeira etapa contempla o trecho entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E a segunda etapa começa a partir do TI Abreu e Lima e segue até o TI Igarassu, em Igarassu, pela BR-101.

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"Nós vamos requalificar a rodovia por completo, desde Olinda até Igarassu, dando condições a todos que transitam diariamente na via, incluindo pedestres, ciclistas, veículos de passeio e transportes coletivos e de carga”, afirmou o governador Paulo Câmara.

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Projeto de requalificação da PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
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Projeto de requalificação da PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
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Projeto de requalificação da PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
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RODOVIA Obras nos 12 quilômetros da PE-15 devem ter início em outubro, com prazo estimado de um ano para a conclusão dos trabalhos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

CONHEÇA O PROJETO DA PE-15

O projeto pretende qualificar, urbanizar e inserir a PE-15 nas cidades cortadas por ela. E, tudo isso, com mais protagonismo para o pedestre e o ciclista. É uma tentativa de transformá-la em uma rodovia um pouco mais humanizada. Esse conceito, no entanto, vale apenas para a PE-15. A BR-101 terá apenas a pista central recuperada.

O valor da obra aumentou porque o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu.



O trecho terá uma nova pavimentação e drenagem, além de iluminação. Mas apenas a pista central será recuperada, que funciona como corredor de transporte público metropolitano.

VEJA IMAGENS DO PROJETO:

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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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PEDESTRES Secretaria Estadual de Infraestrutura promete adequação de acessibilidade e segurança viária para quem caminha na rodovia - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO

Dos 24 quilômetros de rodovias requalificadas, 13,5 quilômetros serão na PE-15 e outros 10,5 quilômetros na BR-101 Norte. A PE-15 ficará com a maior parte dos recursos: R$ 155 milhões, enquanto a BR-101 responderá pelos R$ 25 milhões restantes.

“A rodovia PE-15 terá não só um novo pavimento, mas também acessibilidade, iluminação pública, ciclovia e paisagismo. Além disso, contará com equipamentos de lazer e de esportes, como praças, e arborização”, explicou a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, responsável pela obra.

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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO


Os recursos são do Plano Retomada, principal aposta do governo para recuperar a infraestrutura de todo o Estado, que já teve investimentos superiores a R$ 2 bilhões. Os serviços serão coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

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