As passagens dos ônibus rodoviários que fazem as linhas intermunicipais no Estado de Pernambuco estão mais caras. O governo de Pernambuco autorizou um novo reajuste dos valores que passou a vigorar nesta segunda-feira (10/7).
O índice de aumento, segundo a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), gestora do sistema intermunicipal, foi de 7,24% e para compensar os efeitos da inflação do período de 1º de março de 2022 a 31 de maio de 2023.
O sistema de transporte intermunicipal (Serviços Rodoviários Intermunicipais de Passageiros de Pernambuco) atende às cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. São sete empresas (Progresso, 1002, Borborema, Rodotur, Astrotur, Coletivos, Joalina e Logo Transporte) que transportam 1,3 milhão de passageiros por mês.
O aumento foi autorizado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Segundo a EPTI, o percentual de 7,24% é o máximo que pode ser praticado por cada empresa. O aumento real das tarifas é definido por cada uma das empresas, de acordo com as linhas.
Caberá à EPTI fiscalizar se os valores não excederam o percentual máximo. Em 2022, o reajuste foi de 11%.
AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS DO GRANDE RECIFE
Pelo menos por enquanto, não há previsão de que o governo de Pernambuco vai aumentar, também, as passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife. No início da gestão da governadora Raquel Lyra, o Estado anunciou que não iria reajustar as tarifas porque, antes, pretendia “moralizar” o sistema, que tem sofrido com uma evasão de receita na ordem de 15%, o que representa um prejuízo mensal de R$ 20 milhões.
Na época, a garantia foi dada pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, que agora responde pela infraestrutura rodoviária e pelo transporte coletivo do Estado - não só o metropolitano, mas também o intermunicipal.
Transporte intermunicipal quer o mesmo tratamento do transporte metropolitano em Pernambuco
Segundo o secretário, pelo menos até o mês de julho um possível realinhamento tarifário não estaria na pauta de discussões do Estado - o que de fato se confirmou até agora. A justificativa apresentada para a boa notícia na época era de que o governo entendia ser necessário fazer uma avaliação das condições operacionais do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP).
SUBSÍDIO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO
Outra razão que justificou a a decisão do Estado de não discutir um aumento das passagens foi o dinheiro recebido do chamado Auxílio Transporte Público, a ajuda federal para cobrir a gratuidade dos idosos nos ônibus, metrôs e trens do País.
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O Estado recebeu, no fim de 2022, R$ 92,4 milhões para dividir com todos os operadores de ônibus da Região Metropolitana do Recife, concessionárias ou permissionárias, assim como com o sistema de ônibus intermunicipal, que atende o interior do Estado. Mas, mesmo assim, o intermunicipal está sendo reajustado agora.
No total, o Auxílio Transporte Público envolveu a quantia de R$ 2,5 bilhões para todos os sistemas de transporte público regulares do País e que se cadastraram. No caso de Pernambuco, os valores seriam abatidos do subsídio repassado pelo Estado.